Monthly Archives

Junho 2025

Marta Gomes

Sou licenciada em Engenharia Bioquímica pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa e sou membro efetivo da Ordem dos Engenheiros. Posteriormente, realizei formações complementares em gestão e negociação, na Universidade Católica e no Instituto Superior Técnico.

Tenho experiência consolidada em Marketing Internacional, com um percurso profissional significativo na indústria da água. Possuo competências em Gestão de Marketing, Negociação, Planeamento de Negócios, Vendas e Gestão de Relacionamento com Clientes (CRM).

Ao longo da minha carreira profissional, adquiri vasta experiência em redes de água potável e águas residuais, bem como em avaliação de risco em condutas.

Sou co-proprietária de uma empresa desde 2016 e desenvolvi praticamente toda a minha carreira no setor privado, tendo entretanto obtido a certificação City & Guilds para avaliação de risco de Legionella, de acordo com as melhores práticas do Reino Unido. A experiência adquirida desde então na realização de auditorias e na implementação de planos de controlo e prevenção da doença dos legionários tem sido muito intensa e enriquecedora. Faço sempre questão de agir com honestidade e de fazer a diferença em todos os projetos em que estou envolvida.

Desde outubro de 2021, abracei o desafio de ser Vereadora Executiva na Câmara Municipal de Mafra. Com base na minha experiência internacional, tenho, para além de outras responsabilidades ligadas aos recursos hídricos, a responsabilidade pela implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no concelho de Mafra.

Clara Fernandes

Clara Fernandes é licenciada em Engenharia Florestal, pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa, e desenvolve atividade técnica, desde dezembro de 2023 até à atualidade, no município de Matosinhos, nas áreas da Ação Climática e Economia Circular. É também a técnica responsável pela candidatura do município de Matosinhos ao Galardão Bandeira Verde ECOXXI 2024 e 2025.

Anteriormente, desenvolveu atividade técnica, nas áreas da Conservação da Natureza e Biodiversidade, no município de Loulé, sendo responsável pela gestão das Áreas Protegidas de âmbito local daquele município, nomeadamente Planeamento e execução de atividades de manutenção de infraestruturas e equipamentos de visitação, homologação dos percursos pedestres e implementação de um sistema de contagem de visitantes (Menção Honrosa do Prémio ICNF – Uma Ideia Natural 2017), monitorização de fauna e flora, atividades de educação ambiental dirigidas ao público escolar e ao público em geral, elaboração de material didático e de divulgação dos valores naturais, bem como de ações de voluntariado ambiental, entre outros. Fez parte da equipa técnica do aspirante a Geoparque Algarvensis para as temáticas da Biodiversidade e Sensibilização e Informação Ambiental.

Na área florestal, foi responsável pela elaboração dos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios do município de Faro e de Loulé e dos Planos Operacionais Municipais de Faro e Loulé, bem como da realização de ações de sensibilização para a prevenção de incêndios rurais, dirigido ao público em geral e escolar. Fez parte da equipa técnica de especialistas, em projetos europeus, sobre incêndios rurais, da Comunidade Intermunicipal do Algarve.

Desenvolveu também atividade técnica na área florestal, na elaboração do Plano Regional de Ordenamento Florestal do Algarve – na delegação regional do Algarve dos Serviços Florestais- análise de investimentos a programas de apoio à Florestação – no IFADAP – e, desenvolveu ainda atividade de coordenação, na área agrícola, em Operações Estatísticas, na delegação de Faro do Instituto Nacional de Estatística.

João Fernandes

Eng.º João Miguel Fernandes – Licenciado em Engenharia dos Recursos Naturais e Ambiente, com experiência comprovada nas áreas da Segurança da Informação, Qualidade, Ambiente, Segurança Alimentar, Segurança do Trabalho. Desempenha desde 2020, as funções de Engenheiro do Ambiente no Município de Vila de Rei, exercendo o cargo de Técnico Superior de Ambiente, na Divisão de Turismo, Cultura e Ambiente, nas áreas do abastecimento de água, gestão de resíduos, saneamento, espaços verdes e ação climática.