Webinar sobre Plantas Invasoras | 8 de maio de 2024

No dia 8 de maio, quarta-feira, decorreu das 16h00 às 17h00, um Webinar dedicado à temáticas das espécies invasoras, intitulado “Plantas Invasoras, conhecer e agir”.

Esta formação foi dinamizada pela especialista no tema, Elizabete Marchante, Doutorada em Biologia, especialidade Ecologia pela Universidade de Coimbra (UC) e investigadora no Centro de Ecologia Funcional.

Esta iniciativa integra as formações temáticas promovidas em parceria com a ABAAE,  no âmbito dos Programas Bandeira Verde ECOXXI e Eco-Freguesias XXI e enquadra-se na #SEI 2024 (Semana sobre Espécies Invasoras), iniciativa que pretende contribuir para aumentar o conhecimento e sensibilização sobre espécies exóticas invasoras.

Apresentação

Espécies como acácia-de-espigas (Acacia longifolia), conteira (Hedychium gardnerianum), erva-das-Pampas (Cortaderia selloana) e jacinto-de-água (Pontederia crassipes) estão a invadir o nosso território e trazem mais prejuízos (ambientais e socioeconómicos) que benefícios.

Na apresentação são dadas a conhecer diversas espécies de plantas invasoras em Portugal e sublinhado o seu impacte (ecológico e económico) nas pessoas e na natureza.

É dado relevo ao importante papel dos dirigentes, técnicos e operacionais de autarquias de todo o país (municípios e freguesias) na priorização, prevenção, deteção e por fim ação para controla e combate destas espécies. Desenvolver planos de gestão, monitorizar e estar alerta e, paralelamente, promover ações formativas e material de divulgação dirigido a quem está no terreno é fundamental.

Download da apresentação aqui
Sobre Elizabete Marchante

Doutorada em Biologia, especialidade Ecologia, pela Universidade de Coimbra (UC). Investigadora no Centro de Ecologia Funcional da UC, onde desenvolve investigação sobre plantas invasoras. Dedica-se também à divulgação e comunicação de ciência sobre o tema.
Desde 2008 é investigadora no Centro de Ecologia Funcional. De 2011 a 2016 foi professora no Departamento de Ciências da Vida da UC.
Desenvolve desde 2001 investigação com plantas invasoras (ecologia e impactes a nível do solo; cadeias ecológicas associadas a galhas de insetos e controlo natural). Em paralelo, dedica-se à divulgação deste tema e dá apoio em projetos de gestão/controlo de plantas invasoras.
É uma das responsáveis pela plataforma INVASORAS.PT, que inclui Aplicações de ciência-cidadã para mapeamento de plantas invasoras.