O Município Valongo, reconhecido com a Bandeira Verde ECOXXI 2021, convida todos os interessados a participar no sábado, dia 12 de fevereiro, na ação de plantação que concluirá o esforço de rearborização, iniciado no fim do mês de janeiro, numa área localizada na Serra de Santa Justa, pertencente à Junta de Freguesia de Valongo.
Durante a manhã vai ser plantadas mais 713 árvores às já plantadas mais espécies nativas como o medronheiro, carvalho-alvarinho e sobreiro.
Esta parcela florestal abrange 2 hectares de terreno, anteriormente povoada por eucaliptos e alvo de incêndios em anos passados, como tal pretende-se realizar uma reconversão para uma floresta autóctone, contribuindo para a promoção da biodiversidade e equilíbrio do ecossistema. Para esta ação contaremos também com um grupo de participantes dos “Trilhos do Paleozóico ”, em que todos estaremos a valorizar a paisagem do nosso território, tornando-a mais diversa e atrativa para nosso usufruto.
Inscrições obrigatórias (Após a sua inscrição confirmada, enviaremos recomendações, coordenadas geográficas exatas e outras informações úteis para o seu e-mail.).
Esta ação, desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, é organizada pela Associação de Municípios Parque das Serras do Porto, pelo Município de Valongo, pela Junta de Freguesia de Valongo e o CRE.Porto. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa e pela Área Metropolitana do Porto. As árvores e arbustos (todos nativos) são provenientes do programa Floresta Comum e do Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO.