
O Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras foi palco da 15.ª reunião executiva do projeto LIFE “LxAquila”, uma iniciativa dedicada à conservação da águia-de-Bonelli (Aquila fasciata), espécie rara que sobrevive em áreas humanizadas.
O encontro reuniu representantes de diversas entidades parceiras, incluindo a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), a GNR, a Companhia das Lezírias, a E-Redes, a Parques de Sintra – Monte da Lua, a Sociedad Española de Ornitología, a Altri Florestal, a Tapada Nacional de Mafra, e os municípios de Alenquer, Mafra, Sintra, Loures, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.
Durante a reunião, foi feito o ponto de situação da execução técnica e financeira do projeto, analisadas as ações já realizadas e discutida a construção de uma metodologia de avaliação de impacto.
O projeto LxAquila, iniciado em 2020 e com término previsto para março de 2027, visa criar uma rede de custódia para proteger a população periurbana da águia-de-Bonelli em Portugal. Entre as ações em curso destacam-se a monitorização de ninhos, medidas de conservação em áreas prioritárias, educação ambiental, workshops e ações-piloto inovadoras como incentivos fiscais a proprietários de ninhos.
Este projeto-piloto pretende implementar os princípios da European Land Conservation Network em território nacional, com o apoio de entidades espanholas experientes na promoção da custódia do território.