O Município de Soure, reconhecido como ECOXXI em 2021, está a trabalhar para ter um observatório de saúde mental.
Na sequência do trabalho desenvolvido pela CPCJ (Comissão de Proteção de Crianças e Jovens) de Soure, o Município estabeleceu uma parceria com a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), para apoio à criação do Observatório de Saúde Mental de Soure (OSMS) e realização de um projeto de investigação/ação para a caracterização da saúde mental das crianças e jovens do concelho.
No âmbito deste projeto, foi criada uma equipa de investigação, que conta com a participação de investigadores da ESEnfC e profissionais de saúde da Unidade de Saúde Familiar (USF) VitaSaurium, Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Soure, com a empenhada colaboração dos profissionais do Agrupamento de Escolas Martinho Árias de Soure e Instituto Pedro Hispano. Neste sentido, foi elaborado um questionário como instrumento de desenvolvimento do estudo, tendo sido aplicado à comunidade escolar, procurando conhecer e avaliar a saúde mental, designadamente os efeitos da pandemia, nas crianças e jovens.
Na reunião da Modalidade Alargada da CPCJ de Soure do mês de janeiro, presidida por Gil Soares, foi apresentado, pelo enfermeiro José Carlos Santos, o estudo preliminar efetuado e os resultados apurados através dos inquéritos distribuídos à comunidade escolar. A etapa seguinte, de acordo com o referido pelos técnicos, será a elaboração e apresentação da versão final deste estudo, dando-o a conhecer à Comunidade e apresentando propostas de intervenção.
O desenvolvimento deste projeto e o trabalho de prevenção na área da saúde mental, que têm sido alvo de grande empenho por parte da CPCJ de Soure, torna-se ainda mais pertinente dado o previsível impacto psicológico e social decorrente da pandemia na população, com particular enfâse nas crianças, jovens e seus cuidadores.