Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) já entregaram gratuitamente 550 de um total de 600 compostores domésticos, no âmbito do projeto “Compostagem é Reciclar e Reutilizar-Ser Melhor pelo Ambiente!”, que pretende fomentar este processo natural de transformação de resíduos em composto orgânico.
Estão disponíveis, assim, os últimos 50 compostores domésticos, que serão atribuídos aos munícipes de Sintra que submetam a sua candidatura em https://www.smas-sintra.pt/compostagem-smas/ e disponham de espaço (quinta, horta, jardim ou terraço com local em terra) para colocar o equipamento com capacidade de 330 litros. As inscrições são analisadas por ordem cronológica de submissão, sendo que a entrega dos compostores é efetuada nas instalações dos SMAS de Sintra, em data e hora a designar.
O projeto dos SMAS de Sintra tem por objetivo sensibilizar para o aproveitamento dos restos de alimentos não cozinhados e da manutenção dos jardins e hortas, para a produção de um fertilizante rico em nutrientes (composto orgânico). Ao potenciar a valorização dos resíduos orgânicos, o projeto visa a redução do seu encaminhamento para incineração ou aterro, mas também sensibilizar a população para a necessidade de diminuir a deposição de resíduos indiferenciados.
A forma adequada de desenvolver o processo pode ser conhecido em pormenor em https://www.smas-sintra.pt/compostagem-smas/, onde os munícipes têm acesso a um guia de compostagem.