A Serra da Estrela povoou o imaginário de gerações de portugueses e conquistou agora o reconhecimento internacional, com o estatuto de geoparque atribuído pela UNESCO.
A candidatura da Serra da Estrela a Geopark Mundial foi aprovada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) na 4.ª Sessão do Conselho de Geoparks Mundiais, realizada em setembro de 2019 na Indonésia, e será agora, na primavera de 2020, ratificada pelo conselho executivo da UNESCO.
A aprovação da candidatura por parte da UNESCO “é o reconhecimento do potencial geológico do território e do seu património natural e cultural e, nessa medida, um primeiro passo para o desenvolvimento sustentável de toda a região da Estrela”, segundo Joaquim Brigas, presidente da Associação Geopark Estrela e do Instituto Politécnico da Guarda (IPG). Estrela Geopark passa agora a ser o 5.º Geopark UNESCO de Portugal, juntando-se a Terras de Cavaleiros, Açores, Arouca e Naturtejo.
Porque relembrar e recordar é viver, em tempo de pandemia sublinhamos o extraordinário valor patrimonial (natural e cultural) de Portugal, os seus locais de interesse científico, pedagógico e turístico como os geoparques, que apelam ao contacto próximo com a natureza, através dos seus percursos pedestres sinalizados, trilhos de BTT, desportos de aventura, aldeias tradicionais, artesanato e muito mais.
Leia mais aqui