O Município de Oliveira do Hospital assinalou, no passado dia 29 de novembro, o “Dia Mundial da Bolota” junto das crianças do pré-escolar do concelho com a dinamização do projeto municipal de educação ambiental e florestal “Semear para Crescer”.
A iniciativa, que se realiza desde 2014, foi também ser promovida no âmbito das comemorações da semana da Floresta Autóctone e do projeto do Município, “Semear para Crescer”, com o duplo sentido de fazer nascer árvores e a consciencialização ambiental das nossas crianças.
Este ano a ação envolveu 341 crianças de 19 salas de 11 estabelecimentos de ensino de vários pontos do Município, que se inscreveram e receberam a visita dos técnicos da autarquia da Proteção Civil, Floresta e Ambiente.
Após breve explicação sobre o ciclo da vida da semente, as crianças arregaçaram as mangas, colocaram as mãos na terra e semearam bolotas de carvalho. Cada uma das turmas participantes fica agora responsável por cuidar das suas sementes, fornecendo-lhes água e luz essenciais à sua germinação e desenvolvimento; e poderá acompanhar o crescimento das plantas durante cerca de um ano até à plantação em local definitivo.
No Campus Educativo de Oliveira do Hospital, onde terminou a ação, foram também plantadas algumas espécies autóctones, medronheiro, castanheiro e pinheiro manso, momento acompanhado pela vereadora da Educação, Graça Brito.