O Município de Sintra, em parceria com os SMAS e associado à TRATOLIXO implementou em outubro de 2022 a recolha seletiva de Biorresíduos. A recolha já abrange todo o concelho e visa reduzir o envio de resíduos para aterro, aumentar a recolha seletiva e transformar os resíduos orgânicos em energia renovável e composto orgânico de alta qualidade para fertilização dos solos agrícolas.
Sintra é um concelho de grandes dimensões e o contributo de todos é essencial para se atingirem os objetivos.
Em parceria com o ICNF, a Autarquia cedeu e apoiou diversas plantações de espécies autóctones em escolas sintrenses. Nestas ações, para além dos alunos desenvolverem todos os procedimentos para a plantação das árvores e arbustos, também proporcionam alimento à planta com a adição dos sacos de composto provenientes do Projeto Biorresíduos.
Na Quinta da Ribafria está a ser desenvolvido um mini viveiro, proveniente das bolotas de Sobreiro e Carvalho, recolhidas durante um percurso pedestre. Mais uma vez o composto utilizado para a sementeira foi o proveniente do Biorresíduos.
No próximo ano letivo, nas comemorações do Dia da Floresta Autóctone (23/novembro), serão plantadas nas escolas estas pequenas árvores, com a ajuda essencial do Projeto.
O contacto com o composto revelou-se a melhor forma de divulgar, conhecer e motivar a adesão de todos ao Projeto Biorresíduos, para além de promover a Economia Circular e completar o ciclo dos resíduos orgânicos.