Com a 14ª Quinzena Gastronómica do Polvo a chegar – de 17 a 31 de maio –, o município abre a porta a todos os curiosos.
Este ano, a iniciativa conta com a participação de 25 restaurantes aderentes, que irão mostrar e dar a provar o ex-líbris do concelho. Entre as iguarias pode-se encontrar Taco de polvo, Polvo nipotuga: polvo em tempura com açorda de tomate e coentros, Polvo de caril, Carpaccio de polvo com pimentão-doce, flor de sal e raspas de citrinos, ou até Salada de polvo ou Polvo à lagareiro. Nesta edição, o destaque vai além da gastronomia, apresentando atividades para todas as idades, já que o município da Lourinhã tem como missão envolver a comunidade naquela que é uma festa dedicada à gastronomia, mas que celebra, também, a comunidade.
Aberta a toda a população estará a atividade de dia 20 de maio, sábado, às 15h00, no Espaço Museológico de Ribamar. A “Biodiversidade, Conservação e… Polvos!” é uma iniciativa que conta, também, com a participação da investigadora Lénia Rato e alguns investigadores do MARE (Centro de Ciências do Mar e do Ambiente). Esta ação dinamiza uma pequena conversa sobre biologia marinha, a conservação e sustentabilidade dos oceanos, biologia experimental, e claro… polvos. O objetivo é sensibilizar a comunidade para estas questões, enquanto se divertem numa gincana com várias atividades.Ainda para os mais pequenos, no dia 20, às 15h00, as crianças poderão usufruir da atividade de face painting.
A estas iniciativas juntam-se mais quatro. O restaurante 100 Pratus, nos dias 20 e 27 de maio, entre as 20h00 e as 21h00 presenteia os clientes com música ao vivo, com a participação de Jay C. Já o Castelo, no dia 27, das 20h30 às 23h30, convida todos a apreciarem uma boa refeição, também, ao som de música ao vivo. Dia 25, às 20h00, o restaurante Novo Parque irá confecionar uma paelha gigante de polvo. O Vista Mar by Noiva do Mar vai oferecer 10% de desconto em alojamento para aqueles que optarem pelo menu Quinzena, durante todos os dias do evento.
João Serra, vereador com o pelouro do Turismo da Câmara Municipal da Lourinhã, explica que “apesar de querermos mostrar os produtos da nossa região, assim como toda a cultura gastronómica da Lourinhã, também queremos proporcionar bons momentos à nossa comunidade, famílias e turistas que por aqui passem. Numa perspetiva mais pedagógica, sentimos como nossa missão, muito devido à nossa história e ligação com o mar e os oceanos, a importância de alertar e sensibilizar as crianças para temas relacionados com a sustentabilidade, a biologia marinha, a conservação dos oceanos e do ambiente.”