A Praia Fluvial da Louçainha, no concelho de Penela, voltou a receber o galardão da Bandeira Azul. Foram também hasteadas as bandeiras de Praia Acessível, Qualidade de Ouro e ColorAdd, que certificam o cumprimento rigoroso de um conjunto de requisitos de qualidade ambiental, da água, equipamentos, segurança, acessibilidades e serviços aos utentes. O presidente da Câmara Municipal, Eduardo Nogueira dos Santos, garantiu que esta praia vai continuar a receber intervenções de melhoria e ampliação dos espaços de apoio.
No dia 3 de julho decorreu a cerimónia do hastear da Bandeira Azul, Qualidade de Ouro, Acessível e ColorAdd, marcando assim o início oficial da época balnear na Praia Fluvial da Louçainha, no concelho de Penela.
Na sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal de Penela, Eduardo Nogueira dos Santos, salientou a excelência natural, ambiental e paisagística desta zona balnear, que tem merecido uma atenção especial por parte do município. Estes galardões, segundo o autarca, atestam o compromisso com a sustentabilidade e a promoção de espaços de lazer de qualidade e inclusivos. Adicionalmente, Eduardo Nogueira dos Santos, anunciou que está em finalização um projeto de requalificação e alargamento das áreas de apoio à praia fluvial, que visa continuar a melhorar o espaço e proporcionar maior conforto e capacidade para receber visitantes.
A intervenção do autarca foi antecedida pelas intervenções dos representantes da Agência Portuguesa do Ambiente, da Águas do Centro Litoral, do Núcleo de Coimbra da Quercus, e do presidente da Junta de Freguesia do Espinhal.
A época balnear na Praia Fluvial da Louçainha estende-se até 31 de agosto. Durante este período, a zona balnear terá vigilância de nadadores-salvadores.
O município de Penela é novamente candidato a Município ECOXXI 2024.