O ECOXXI premeia as boas práticas ambientais das autarquias há 10 anos.
Novos conceitos, nova legislação e mudanças no estado da arte do País, obrigaram a sistemáticas revisões nos indicadores de avaliação da sustentabilidade municipal, que atingem agora maior maturidade e estabilidade. Ao mesmo tempo, consolidou-se o grupo de peritos que define e avalia os indicadores, que conta agora com mais de 40 instituições públicas e privadas de todo o País, incluindo Regiões Autónomas da Madeira e Açores.
Durante estes 10 anos, a rede de municípios ECOXXI evoluiu positivamente, conquistando em 2015 uma representatividade de 14% dos municípios portugueses (mais 2% do que em 2007), correspondendo a 43 municípios participantes, 51,2% dos quais das Regiões Norte e Centro.
Durante este período, a rede de municípios ECOXXI já contou com a participação de 81 municípios de todo o País. Cerca de 31% dos municípios (19 participantes), têm vindo a registar uma participação permanente no Programa – Águeda, Albufeira, Amadora, Avis, Bragança, Caminha, Cantanhede, Cascais, Lagos, Loulé, Macedo de Cavaleiros, Maia, Manteigas, Mealhada, Pombal, Santo Tirso, Tavira, Torres Vedras e Vila Nova de Gaia, sobretudo das Regiões Norte e Centro (6 municípios, respetivamente), seguido da Região Algarve (4 municípios), Região Lisboa (2 municípios), e por fim Região Alentejo (1 município).