Decorre em julho, pelo terceiro ano consecutivo, o ciclo de programação “Dentro da Casa, À Beira da Aldeia”, organizado pela Companhia da Chanca, com o apoio do Município de Penela. Com esta iniciativa, a companhia leva obras de arte contemporânea às freguesias rurais do concelho de Penela, apostando no acesso destas populações à cultura. Em 2023, os espetáculos decorrem nos dois últimos fins de semana do mês (dias 21-23 e 28-30), com atividades paralelas noutras datas.
A mostra traz dois realizadores à vila do Espinhal. Na noite de 21 de julho (sexta-feira) são exibidas curtas de animação de Cláudio Jordão (Conto do Vento, A Tua Vez), seguidas de uma conversa com o realizador. Na noite de 28 de julho destaca-se a exibição do documentário sobre os informadores da PIDE (ou «bufos») O Medo à Espreita, com a presença da realizadora, Marta Pessoa.
O espetáculo OTUS EXTRACTS, da companhia Oliveira & Bachtler, marca o primeiro fim de semana da mostra e é apresentado nos dias 22 e 23 (sábado e domingo), no Espinhal e na aldeia da Chanca, respetivamente. Na manhã de sábado, dia 22, em Penela, a companhia de novo circo de Oliveira do Hospital composta por Hugo Oliveira e Sage Bachtler Cushman dinamiza uma oficina de circo aberta ao público.
No segundo fim de semana, a companhia espanhola Arawake vem de Burgos até ao Espinhal (dia 29) e à Chanca (dia 30) para apresentar o Titiriscopio ― nome dado ao periscópio de oito condutos visuais criado pela companhia, no qual se exibe, em tempo real, uma performance de marionetas e hologramas numa réplica do Teatro de Burgos. Em simultâneo, decorre a atividade de narração oral dinamizada por Cristina Taquelim Histórias de Boca a Orelha. São ainda promovidas sessões em instituições locais em setembro.
O ciclo de programação “Dentro da Casa, À Beira da Aldeia” 2023 é uma coprodução com a Casa Família Oliveira Guimarães e conta com o apoio da República Portuguesa, DGArtes, Município de Penela, todas as juntas de freguesia do concelho e Antena 2.