A Mealhada vai apostar na compostagem comunitária e doméstica, e prevê instalar uma dúzia de ilhas de compostagem comunitária e cerca de 200 compostores domésticos no concelho, contando com os jovens como “embaixadores” deste projeto, revelou a Câmara Municipal.
O vereador da Câmara Municipal da Mealhada, Hugo Silva, explicou que os jovens vão ser os grandes embaixadores de um projeto que prevê reduzir os resíduos orgânicos que seguem para aterro. “Os jovens serão os embaixadores da sustentabilidade, quer na disseminação deste projeto da compostagem, como estamos também a puxá-los para depois serem eles também a sensibilizar e informar a comunidade, no que diz respeito a questões como o consumo da água, eficiência energética ou outros projetos que já temos a correr relacionados com a recolha seletiva de resíduos”, destacou.
Com um investimento que ronda os 66 mil euros, este projeto de valorização dos biorresíduos surgiu no âmbito de uma candidatura conjunta ao Fundo Ambiental, levada a cabo pelos 19 municípios que compõem a Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra.
A candidatura garantiu um financiamento na ordem dos 43 mil euros, “sendo o restante valor suportado pelo Município da Mealhada”, que “já tinha a pretensão de implementar um projeto destes”.
Leia a notícia completa aqui