Sabia que o doce as “Gamelinhas” é, desde a sua génese (2012), um doce promovido pelo Município de Góis, com marca registada na IGAC – Inspeção-Geral das Atividades Culturais e no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial, ao qual compete a sua divulgação e cedência de permissão, devidamente protocolada, à sua fiel reprodução e comercialização?
Ou seja, a receita e a marca são propriedade do Município de Góis!
Lá diz o ditado popular: “Ano Novo, Vida Nova!”.
Se possui um negócio ou se pretende criar um negócio, no concelho de Góis, associado à restauração e/ou padaria/pastelaria e se está interessado em confecionar e comercializar as “Gamelinhas”, informamos que, compete, exclusivamente, ao Município de Góis a cedência de autorização para a reprodução e comercialização das “Gamelinhas – Doce Típico de Góis”, através de assinatura de protocolo.
Se procura novos desafios, como diz a sabedoria popular, contacte o Posto de Turismo Municipal, e fique a saber tudo o que precisa para confecionar e ser vendedor autorizado deste doce que associa, num mesmo produto, as vivências coletivas e sabores tão característicos e tradicionais como o mel, a castanha e a noz, pontuados com o aroma e o sabor da canela.
Até ao final do ano passado, apenas a padaria/pastelaria Kentidoce havia procedido ao pedido de autorização, junto do Município de Góis, para a confeção e venda deste doce. Infelizmente, este espaço encerrou e a autarquia manifesta, por este meio, o reconhecido empenho e dedicação na partilha da missão de promover Góis através da gastronomia.
O número e nome de produtos certificados no município é uma das dimensões valorizadas e avaliadas no âmbito do Programa ECOXXI, no indicador dedicado à Agricultura Sustentável e Desenvolvimento Rural.
Saiba mais aqui