Gabinete de Apoio à Família e à Parentalidade de Pombal já apoiou mais de 3 dezenas de pessoas

Criado no mês de março deste ano, o Gabinete de Apoio à Família e à Parentalidade (GAFP) disponibiliza serviços de apoio especializado dirigido às famílias com crianças e/ou adolescentes, e está vocacionado para a prevenção, promoção de competências parentais, pessoais e sociais das famílias residentes no concelho de Pombal.

De entre os vários serviços prestados, encontram-se a Consultoria Parental, Slingoteca e o Programa de Apoio e Incentivo à Natalidade “Berço Feliz”, para além do futuro Banco do Bebé. Conta ainda com programas de Capacitação Parental direcionados para famílias com crianças em diferentes faixas etárias: “Mais Família, Mais Criança”, dos 3 aos 9 anos; “Mais Família, Mais Jovem”, dos 10 aos 18 anos; e, “Crianças no Meio do Conflito” – programas da autoria de Maria Filomena Gaspar, Madalena Alarcão e Joana Sequeira (FPCE-UC).

Segundo a Plataforma ODSlocal, o Gabinete já apoiou cinco grupos de capacitação parental, que compreendem ao todo 31 pessoas, e acompanhou até ao momento cinco famílias no serviço de Consultoria Parental, assim como seis famílias no programa Crianças no Meio do Conflito. Adicionalmente, tem tido uma média de dez pessoas por sessão informativa de introdução do “babywearing”, recebendo mensalmente uma média de 15 candidaturas ao programa Berço Feliz.

O Município de Pombal foi distinguido com uma Menção Honrosa na categoria Boas Práticas Individuais relativa ao trabalho desenvolvido pelo Gabinete de Apoio à Família e à Parentalidade. O prémio foi atribuído no âmbito da conferência nacional da Plataforma ODSLocal, realizada no passado dia 22 de novembro, no Expocentro – Centro Municipal de Exposições de Pombal.