Festival gastronómico “Vamos aos Cricos” até 1 de maio

O “Vamos aos Cricos! – Festival Gastronómico de Produtos da Ria” regressa aos restaurantes, petisqueiras e cafés do Município de Ílhavo, de 29 de março a 1 de maio, prosseguindo a aposta da Câmara Municipal na promoção dos produtos da Ria e da economia local.

A Ria de Aveiro atravessa, em várias zonas, o Município de Ílhavo, e nas suas águas salgadas e pouco profundas está o habitat perfeito para os bivalves, de qualidade ímpar. Destas águas, chegam à mesa o crico (ou berbigão), o mexilhão, a navalha (longueirão ou lingueirão), a amêijoa, o choco e a ostra.

O crico é, sem dúvida, o mais autêntico da Ria. Em 2022, os cricos da Ria de Aveiro representaram mais de 80% da quantidade total capturado em Portugal. Nesse mesmo ano, o choco da Ria representou 37% do total nacional, o mexilhão, 27%, e a amêijoa, 24%. São, por isso, muitas as famílias do Município de Ílhavo que se dedicam a esta atividade artesanal, que tem passado de geração em geração. Atualmente, existem cerca de um milhar de mariscadores licenciados na Ria, sendo que a captura de bivalves e a pesca do choco da Ria representaram mais de 8 milhões de euros para a economia da Ria de Aveiro em 2022 (dados do INE para a lota de Aveiro, situada no Porto de Pesca Costeira na Gafanha da Nazaré).

Celebrando este património biológico e alimentar, o “Vamos aos Cricos” cumpre, assim, os objetivos de promoção da gastronomia local; estimulação dos circuitos curtos e legais da economia local; bem como o consumo destes produtos no município, em especial nos restaurantes, cafés e petisqueiras, que incluem no menu um conjunto de pratos ou petiscos com estes produtos como ingrediente principal. As experiências gastronómicas e os estabelecimentos aderentes podem ser consultados em visitilhavo.pt.

Saiba mais aqui