A tradicional Festa das Vindimas, que assinala o encerramento da vindima do Vinho de Carcavelos Villa Oeiras, realizou-se no passado mês de setembro, na Quinta de Cima, em Oeiras. Participaram cerca de 400 pessoas e estima-se que a produção de vinho Villa Oeiras possa chegar aos 60 mil litros.
A população juntou-se em peso na apanha das uvas que dão origem ao Vinho de Carcavelos Villa Oeiras, uma tradição já de vários anos promovida pelo Município.
O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais acompanhou a iniciativa e sublinhou a importância da preservação do património do Município com a produção do vinho Villa Oeiras. “Há uns anos tínhamos apenas quatro hectares de vinha e neste momento já temos a 17 hectares. Tornámos este produto cultural e de património num dos mais reconhecidos vinhos generosos portugueses, que tem sido galardoado com vários prémios. Isto orgulha-nos a todos”, disse Isaltino Morais.
Além de vinho, o Município de Oeiras está também a produzir azeite. “Plantámos oliveiras vindas da barragem do Alqueva, e nos últimos dois anos produzimos azeite. Este ano, a azeitona é boa, e se correr bem, vamos ter azeite”, frisou.
Se não esteve presente na Quinta de Cima e não acompanhou a festa em direto da página do Facebook do Município de Oeiras, aceda ao link