O desafio foi lançado pela Câmara Municipal de Caminha às Juntas de Freguesia e já há adesões, para uma parceria que juntará Município, Juntas, SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, Agrupamentos de Centros de Saúde e as Administrações Regionais de Saúde. Marcação de consultas, renovação de receituário, guias de tratamento ou acesso a resultados de exames são algumas das funcionalidades do serviço, que poderá funcionar em breve no concelho de Caminha.
Para a Vereadora da Saúde e da Coesão social, Sandra Fernandes, “o papel das Juntas de Freguesia é essencial, pelo serviço de proximidade que prestam aos cidadãos, que poderá estender-se deste modo à saúde, beneficiando sobretudo os cidadãos menos habilitados para lidar com o digital”.
Os Balcões SNS 24 prestam apoio assistido ao cidadão, sobretudo a quem tem pouca literacia digital, sem acesso a equipamentos tecnológicos ou à Internet e a outros meios, condições ou competências necessárias para chegar remotamente aos serviços digitais do Serviço Nacional de Saúde. Desta forma, contando com colaboradores habilitados, o apoio assistido ao cidadão é feito de forma eficiente, segura e mais próxima, através de dois acessos: por um lado, permitindo ao utente, com o suporte do funcionário do balcão SNS24, aceder à sua área pessoal do SNS. Da mesma forma, construindo um acesso mediado que possibilita ao funcionário do Balcão SNS 24 realizar, em nome do utente, ações como marcar/desmarcar/remarcar consultas, consultar resultados de exames e guias de tratamento, renovar pedidos de receituário, atualizar dados de informação do utente.
Leia a notícia completa aqui