A Câmara de Cantanhede vai implementar um serviço de auditoria interna para contribuir para um melhor desempenho e uniformidade da atuação dos serviços municipais, ajudando a criar valor para o município.
Este serviço está a ser preparado desde junho de 2021 e tem como objetivo “definir procedimentos técnicos, disciplinar operações e rotinas, com ênfase nos aspetos relacionados com planeamento, execução, comunicação, relatórios e resultados dos trabalhos, assim como trazer alguns princípios, diretrizes, conceitos e medidas de prevenção e ações corretivas”, disse Helena Teodósio, presidente da Câmara Municipal.
No âmbito da gestão pública, trata-se de uma ferramenta de análise da situação real da autarquia e assume uma função de apoio preventivo e corretivo quanto às práticas utilizadas.
No domínio do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), a autarquia tem certificados todos os serviços e, por isso, está sujeita a auditorias internas e externas regulares, nas quais se verifica o cumprimento das normas inerentes aos diferentes processos.
“A missão do serviço de auditoria é fazer uma abordagem ainda mais sistemática e disciplinada aos processos de gestão. Trata-se, sem dúvida, de uma importante mais-valia para o escrutínio e avaliação dos atos administrativos ou das operações técnicas, visando sempre a obtenção de uma maior economia de meios e de recursos, bem com o crescente reforço da eficácia e eficiência nas intervenções”, acrescentou.
Leia a notícia completa aqui