A instalação de 10 caixotes de lixo inteligentes, no final de outubro de 2018, em várias ruas da baixa de Cascais, permitiu não só aumentar a capacidade de deposição, mas também gerir de forma mais eficiente a recolha destes equipamentos. Os sensores de enchimento instalados nestes equipamentos emitem informação em tempo real sobre a capacidade ocupada e a capacidade disponível, o que permite que as recolhas sejam feitas apenas quando a capacidade está optimizada, ou seja, perto do limite.
“Os caixotes de lixo convencionais eram despejados duas vezes por dia, e isso era feito independentemente da quantidade de resíduos existentes. Os caixotes inteligentes são despejados em média uma vez por semana, e apenas quando o sistema nos avisa”, explica Luís Almeida Capão, presidente do Conselho de Administração da Cascais Ambiente.
Isto significa que o novo sistema implementado em Cascais, permitiu passar de cerca de 14 recolhas semanais por caixote para apenas uma, além de fomentar novas competências nos cantoneiros, que passaram a ter um papel mais interventivo no sistema de limpeza urbana, apoiando-se nas informações recebidas digitalmente.
Leia a notícia completa aqui