“Arroz com História” promove a valorização do arroz como produto endógeno e do Bocage como recurso alimentar

Em Estarreja, o apoio ao pequeno médio agricultor tem sido proporcionado desde há mais de duas décadas tendo sido efetuada pela Câmara Municipal a promoção da produção agrícola local, que passa também pelo incentivo ao consumo destes bens e progressiva sensibilização da população geral para os benefícios desta escolha de sustentabilidade.
Neste trajeto, diversos foram os canais utilizados para alcançar um público cada vez mais amplo.
A sensibilização da sociedade para a importância de consumir local está vincada pela existência de vários mercados no município com funcionamento semanal /bissemanal (Mercado Municipal de Estarreja; Mercado da Vila de Pardilhó e Mercado da Vila de Avanca) espaços para comercializar bens agrícolas produzidos, e seus derivados, trazidos pelos produtores locais / regionais.
Contudo, é na fase de formação dos futuros cidadãos que as ações de incentivo a uma alimentação simultaneamente saudável e sustentável terá mais impacto; neste contexto, o trabalho realizado junto das escolas é de destacar. No âmbito das suas competências, o Município de Estarreja tem disponibilizado ementas saudáveis de acordo com Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, de forma a contribuir para a diminuição da obesidade infantil, disponibiliza a alunos desde a educação pré-escolar e até ao secundário da rede pública do concelho, o serviço de refeições escolares (almoço), com pratos diversificados, incluído a disponibilização diária de pratos para alimentação vegetariana.
Neste ano letivo (2023/2024) acrescentou-se a distribuição de hortofrutícolas da época, respeitando a sazonalidade dos mesmos, num dos períodos do lanche . Desde outubro, ao longo de 11 semanas do primeiro período do ano letivo 2023/2024, a Câmara Municipal de Estarreja entregou 21.582 peças de fruta, correspondente a 2.158,2Kg. A autarquia quer promover uma alimentação saudável e incentiva o consumo da fruta e hortícolas.

Inequivocamente, um dos ex libris da agricultura local é a produção do arroz, que tem caraterizado e moldado as paisagens do Baixo Vouga Lagunar desde tempos ancestrais.
A cultura do arroz em Estarreja faz parte da tradição e identidade da região. Os férteis e alagadiços terrenos do Baixo Vouga Lagunar fornecem as condições ideais para o cultivo deste cereal, e os arrozais trazem encanto e vida às paisagens do concelho. Em articulação com os agricultores e com as Juntas de Freguesia de Salreu e de Canelas e Fermelã, a Câmara Municipal de Estarreja promove um (re)encontro com o arroz e o seu ciclo desde a germinação até a degustação, convidando a população a fazer parte do cultivo deste cereal.

O projeto “Arroz com história” é uma iniciativa multifacetada que visa, a par da projeção do arroz de Estarreja como produto de qualidade, a redescoberta e valorização do Bocage como agroecossistema, surgido da harmoniosa coexistência da natureza e do homem. Um projeto com enquadramento no Plano Estratégico de Desenvolvimento 2015-2025 :: ESTARREJA 2025, intersetando as suas Vertentes Estratégicas Natureza e Ambiente (Linha de Orientação Estratégica: Valorizar as especificidades e o equilíbrio dos elementos naturais e reforçar a integração dos valores ambientais nas atividades sociais e económicas) e Competitividade e Inovação (Linha de Orientação Estratégica: Fomentar o dinamismo económico, a diversidade e complementaridade entre empresas e garantir um ecossistema de inovação sustentado em redes de parcerias estratégicas).