Albufeira hasteia a Bandeira Azul nas suas praias desde 1987. As praias Maria Luísa e Rocha Baixinha Nascente foram as primeiras a hastear este galardão.
Atualmente, as 25 praias de Albufeira são galardoadas com Bandeira Azul, o que atesta o cumprimento de critérios relacionados com Informação Geral na Praia; Atividades de Educação Ambiental; Qualidade da Água Balnear; Gestão Ambiental e Equipamentos; Segurança e Serviços.
Preocupado com as questões ambientais e, neste caso concreto, em dar resposta aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Município de Albufeira procurou dar uma segunda vida às Bandeiras Azuis que, após cada época balnear, acabam por não ter mais nenhuma utilização.
Os ODS surgiram em 2015 com definição da Agenda 2030, constituída por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que definem diferentes prioridades relacionadas com várias dimensões do desenvolvimento sustentável (social, económica, ambiental e institucional) e devem ser implementados por todos os países do mundo até 2030.
Foi neste contexto que surgiu o Projeto “A Viagem da Bandeira Azul”, que tem como principal objetivo a reutilização de Bandeiras Azuis através da criação de pequenas figuras relacionadas com a vida marinha que irão percorrer diferentes locais do concelho, mostrando, desta forma, que os materiais podem ter mais do que uma utilização.
Com este projeto estamos a trabalhar o objetivo 12 dos ODS – Produção e Consumos Sustentáveis. Neste objetivo está inserido o conceito de Economia Circular que procura preservar a utilidade e valor dos recursos (neste caso as Bandeiras Azuis) durante o maior período de tempo possível, salvaguardando os ecossistemas e capital financeiro das empresas e sociedade civil.
Desta forma, pretende-se que as Bandeiras Azuis hasteadas em Albufeira possam continuar a ter utilidade sem irem diretamente para o lixo no final de cada época balnear.
O Município de Albufeira é um dos municípios reconhecidos como ECOXXI. A Promoção da Educação Ambiental/Educação para a Sustentabilidade e a Sustentabilidade em Zonas Balneares são dois dos indicadores avaliados no âmbito deste Programa e nos quais o Município de Albufeira tem obtido as melhores pontuações.