Este ano foram 59 os municípios reconhecidos como ECOXXI 2023, pelas políticas e práticas adotadas nos últimos anos, em particular em 2022. Esta distinção é atribuída aos municípios que obtiveram um índice ECOXXI igual ou superior a 50% na Candidatura à Bandeira Verde ECOXXI. A Cerimónia de Divulgação dos Resultados ECOXXI 2023 decorreu ontem, dia 7 de novembro, no Grande Auditório do Centro de Congressos do Taguspark em Oeiras.
A edição de 2023 do Programa Bandeira Verde ECOXXI contou com um total de 68 inscritas e 66 candidaturas submetidas (+ 7 candidaturas do que o ano anterior). Mais de 80% dos municípios candidatos renovaram a sua participação no Programa e candidataram-se pela primeira vez ou retomaram a candidatura após um interregno, 13 municípios: Albergaria-a-Velha; Baião; Castanheira de Pêra; Castelo Branco; Chamusca; Fornos de Algodres; Funchal; Montalegre; Penela; Santa Cruz; Soure; Tarouca e Valpaços. Este ano, 3 municípios não renovaram a candidatura: Caldas da Rainha, Lagoa (Algarve) e Óbidos.
Os Municípios de Águeda, Braga, Cascais, Matosinhos, Oeiras, Pombal, Póvoa de Varzim, Santo Tirso, Sintra e Torres Vedras foram os que obtiveram melhores pontuações.
Leia a publicação TerrAzul: edição especial “Galardão ECOXXI”
Parabéns a todos os participantes e em particular aos que conseguiram cumprir os objetivos do Programa.