A Associação Bandeira Azul da Europa anunciou no passado dia 20 de maio, as praias, portos de recreio e marinas e ainda as embarcações ecoturísticas galardoadas com Bandeira Azul pelo Júri Internacional em 2020. Este ano são mais 9 as praias galardoadas com a Bandeira Azul em relação a 2019.
Durante a próxima época balnear vão poder hastear uma Bandeira Azul mais 5 praias costeiras, 3 praias fluviais e 1 marina, ou seja, todas as regiões do país apresentaram praias novas. Estes resultados fazem com que Portugal, entre os 47 países que desenvolvem o Programa Bandeira Azul, se mantenha no primeiro lugar no que diz respeito à percentagem de praias galardoadas, face ao total de designadas do país.
As 360 praias estão distribuídas por 91 Municípios, continente e ilhas, com Santa Maria da Feira e Portel a participarem pela primeira vez e Santa Cruz da Graciosa a regressar ao programa. Os dois novos municípios comprovam a tendência de anos anteriores, de investimento e desenvolvimento destas praias e de aumento da qualidade das águas balneares interiores. Assim, Portugal continua a ser o país com mais praias fluviais galardoadas com Bandeira Azul, considerando os países da Foundation for Environmental Education (FEE) que desenvolvem o Programa Bandeira Azul.
O Programa Bandeira Azul é um dos 21 indicadores do Programa ECOXXI 2020. Neste Programa, são valorizadas as autarquias com praias com bandeira azul.
Veja quais são as praias galardoadas com a bandeira azul este ano aqui