Laboratório para a Descarbonização de Águeda – Sm@rt City lab

Município de Águeda

O Águeda Sm@rt City Lab é um Laboratório Urbano traduzido num ambiente aberto de inovação, onde a autarquia, os cidadãos, as empresas e as escolas colaboram no desenvolvimento, implementação, validação e teste de novas tecnologias, serviços e respetivas aplicações. Pretende-se alterar hábitos de consumo e de utilização dos espaços públicos e privados assim contribuir para a obtenção de ganhos significativos na eficiência energética e ambiental nos edifícios, espaços públicos, serviços e transpor

Apresentação do Projeto/Ação

Ano em que o projeto/ação foi implementado e fase em que se encontra

2017 e encontra-se em implementação

Objetivos do projeto/ação

O Águeda Sm@rt City Lab pretende mobilizar toda a comunidade aguedense, com especial foco nos que residem, trabalham ou utilizam a área delimitada para, em conjunto com a autarquia e outros parceiros, desenvolver e implementar ações inovadoras que promovam a redução da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) e a adoção de medidas de mitigação de alterações climáticas, englobando quatro áreas temáticas.

Público-alvo e número de pessoas abrangidas

O Águeda Sm@rt City Lab pretende mobilizar toda a comunidade aguedense, com especial foco nos que residem, trabalham ou utilizam a área delimitada para, em conjunto com a autarquia e outros parceiros, desenvolver e implementar ações inovadoras que promovam a redução da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) e a adoção de medidas de mitigação de alterações climáticas, englobando quatro áreas temáticas.

Nome dos parceiros

Fundo Ambiental, cidadãos, Living Place, SunEnergy, NOS, Comércio de Águeda, ESTGA/Universidade de Aveiro, Escolas de Águeda, Wavecom, Media locais; Jornal soberania do Povo e Região de Águeda, entre outras entidades.

Avaliação do Projeto/Ação

Instrumentos utilizados para avaliar o projeto/ação

Inquéritos, observação direta, fotografias, cartazes, partilhas , downloads e likes de material digital, comentários e e-mails, bem como as taxas de procura, utilização e poupanças alcançadas.

Indicadores utilizados para avaliar o projeto/ação

Quantidade de energia produzida
% de energia poupada
% da redução da utilização de combustíveis;
n.º de participantes nas ações de sensibilização
n.º de visulaizações dos workshops on-line
n.º de “likes” da página do projeto nas redes sociais
% de água poupada
ton de residuos compactados
n,º de embalagens separadas seletivamente
n.º de pontos atribuidos
n.º de utilizadores do banco de carregamento
n.º de utilizadores dos pontos de carregamento de veiculos elétricos

Resultados obtidos pelo projeto/ação

Para os últimos dois meses pode-se destacar Relativamente ao banco inteligente (auto-suficiente) com painéis solares para carregamento de dispositivos móveis por USB e Wireless, instalado em frente a Escola Secundária Marques de Castilho, importa realçar os dados recolhidos – até ao momento foram produzidos 49.441 kWh de energia, carregados 676 dispositivos por USB e 396 por Wireless.
No âmbito da economia circular, nomeadamente a operação 1.5. Implementação de sistema de gestão de resíduos diferenciados, encontra-se disponível no mercado municipal de Águeda, a máquina de recolha de resíduos “Resíduos com Valor”, à qual tem sido realizada a respetiva manutenção e acompanhamento do seu funcionamento, inclusive o envio de novas embalagens para a base de dados. Desde a sua colocação ao serviço até à data já foram registados 1029 clientes/sessões, depositadas 6041 garrafas de plástico (PET), 2499 garrafas de vidro e 789 latas, num total de 9329 embalagens, correspondendo a 37572 pontos atribuídos. Para o período em causa foram registados 313 clientes/sessões, depositadas 1878 garrafas de plástico (PET), 1430 garrafas de vidro e 213 latas, num total de 3521 embalagens, correspondendo a 13246 pontos atribuídos.
Relativamente à Unidade de Produção para Autoconsumo (UPAC) instalada na Associação Humanitária Bombeiros Voluntários de Águeda, esta tem associada uma plataforma e um ecrã colocado numa entrada secundária do edifício referido, onde se pode ver a potência atual, balanço energético, rendimento e economia de CO2 e condições meteorológicas. Para o período em questão foram produzidos 3.204 kWh de energia, o que equivale a um rendimento de cerca de 385,00€, uma economia de CO2 total de 1.762,20 kg, 7.657 km e 44 árvores. Relativamente à operação 1.10. Implementação de sistema inteligente de gestão de iluminação pública no PT 150, para o período em questão (abril e maio de 2021) e comparando com o ano de 2018, em que a medida ainda não estava implementada, houve uma poupança de 2267 kWh, o equivalente a cerca de 453,00€.

Mais informações sobre o projeto/ação

Evidências da implementação do projeto/ação
Indicador(es) do ECOXXI em que o projeto/ação se enquadra
Indicador 1 - Promoção da Educação Ambiental/EDS por Iniciativa do MunicípioIndicador 4 - Cidadania, Governança e ParticipaçãoIndicador 5 - Transparência, Digitalização e ConectividadeIndicador 7 - Cooperação com a Sociedade Civil em Matéria de Ambiente e de Promoção do Desenvolvimento SustentávelIndicador 9 - Alterações ClimáticasIndicador 11 - Ordenamento do Território: Espaços Públicos, Planeamento e Requalificação UrbanaIndicador 14 - Qualidade do Ar e Informação ao PúblicoIndicador 15 - Qualidade do Ambiente SonoroIndicador 17 - Produção e Recolha Seletiva e Valorização de Resíduos UrbanosIndicador 18 - Valorização do Papel da Energia na Gestão Municipal
ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em que o projeto/ação se enquadra
Saúde de qualidade - Objetivo 3Educação de qualidade - Objetivo 4Água potável e saneamento - Objetivo 6Energias Renováveis e Acessíveis - Objetivo 7Indústria, inovação e infraestruturas - Objetivo 9Cidades e comunidades sustentáveis - Objetivo 11Produção e Consumo Sustentáveis - Objetivo 12Ação Climática - Objetivo 13Proteger a Vida Terrestre - Objetivo 15Parcerias para a Implementação dos Objetivos - Objetivo 17