Município de Mafra
O Laboratório ODS Mafra é uma iniciativa inovadora, que surge como um espaço fundamental para testar e implementar soluções, visando impulsionar a implementação da Agenda 2030 e dos ODS no Município de Mafra. Através de
uma abordagem multissetorial e colaborativa, o LAB ODS Mafra reúne diversos atores – governo local, academia, sociedade civil e setor privado – para cocriar soluções inovadoras e eficazes para os desafios locais.
Apresentação do Projeto/Ação
Ano em que o projeto/ação foi implementado e fase em que se encontra
Implementado em 2022 e encontra-se em em funcionamento.
Objetivos do projeto/ação
O LabODS de Mafra tem como objetivos implementar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no território, promovendo a inovação e a co-criação com a comunidade, empresas e academia. Procura monitorizar o progresso através de indicadores e ferramentas digitais, mobilizar e capacitar os cidadãos para a sustentabilidade, estabelecer parcerias estratégicas a nível nacional e internacional, impulsionar a economia verde e azul e garantir uma comunicação transparente e contínua dos resultados e oportunidades de participação.
O LabODS integra também programas de estágios e projetos académicos para jovens e profissionais, fomentando a transferência de conhecimento e competências, e desenvolve ações no âmbito da ILMO – Iniciativa Lusófona dos Municípios ODS, reforçando a cooperação entre municípios de países lusófonos para a concretização da Agenda 2030.
Público-alvo e número de pessoas abrangidas
O público-alvo é toda a população do Concelho de Mafra, abrangendo aproximadamente 87.000 habitantes, com participação ativa de três grupos-chave: sociedade civil, comunidade académica e setor empresarial.
Nome dos parceiros
UN-Nações Unidas
UN-Habitat
– FAO – Food and Agriculture Organization of United Nations
– Universidade Católica Portuguesa
– Associação Nacional de Municípios Portugueses
– CCDR-LVT
– Plataforma ODS-Local
– Plataforma CESOP.Local
– Município de Braga
– Município de Loulé
– Município de Fundão
– Município de Almada
– Município de Grândola
– Município de Odemira
– Município de Pombal
– Município de Matosinhos
– Câmara Distrital de Cantagalo, São Tomé e Príncipe
– Município de Quelimane, Moçambique
– Perfeitura de Barcarena, Brasil
– Perfeitura de Mogi das Cruzes, Brasil
– Perfeitura de Salvador, Brasil
Avaliação do Projeto/Ação
Instrumentos utilizados para avaliar o projeto/ação
Foram utilizados inquéritos de satisfação, observação direta, registos fotográficos e audiovisuais, bem como materiais de comunicação como cartazes, flyers e publicações digitais para avaliar e documentar o projeto/ação.
Indicadores utilizados para avaliar o projeto/ação
Ações de sensibilização realizadas, workshops e eventos.
Produção de Relatório Voluntário Local.
Sessões de Capacitação técnica para os funcionários do Município de Mafra
Resultados obtidos pelo projeto/ação
Os objetivos de desenvolvimento sustentável foram implementados no concelho de Mafra, através da iniciativa “Mafra Mais Sustentável”. Desde 2022, foram realizadas as seguintes atividades:
Elaboração do Relatório Diagnóstico ODS Município de Mafra.
Produção do 1.º VLR Português (Relatório Voluntário Local).
Apresentação do VLR no evento de alto nível das Nações Unidas, HLPF – High Level Political Forum, New York (EUA), com a dinamização de 4 apresentações sobre Mafra.
Candidatura e atribuição da “SDG Cities Certification Silver” (2022).
Elaboração em articulação com a UN Habitat, de uma framework de 77 indicadores municipais, Mafra é exemplo dado pelas Nações Unidas. Pretende-se em outros municípios da Europa, o nosso Modelo.
Candidatura e organização de Side-event no HLFP, New York (EUA), “Iniciativa Lusófona das Cidades ODS: O Exemplo dos Países de Língua Portuguesa”, 1.º Encontro ILMO.
Implementação do Mafra Model:
1. Laboratório ODS
2. Portfólio de Projetos – Pipeline Municipal
3. Conselho Municipal para o Desenvolvimento Sustentável (CMDS)
Candidatura e atribuição da “SDG Cities Certification Gold” (2024).
Dinamização de 110 sessões escolares, cerca de 5000 participantes, 2.º, 3º Ciclo, Secundário e funcionários – I Love 2 Help: Mostra de Filmes Solidários.
Monitorização do VLR – versão 2.0 (ISM 2024).
Dinamização de workshops de capacitação ODS com executivo municipal, técnicos municipais, academia, privados, sociedade civil.
Desenvolvimento do Orçamento Municipal ODS em articulação com o Departamento Financeiro.
Monitorização da plataforma de indicadores da União Europeia – RFSC.
Desenvolvimento de uma Plataforma Digital para Monitorização Municipal dos ODS, enquadrado com o Pipeline e software Primavera: http://cmm.waysdg.waymotion.com/#/login
Preparação e realização de 4 apresentações no Forum of Mayors, Genebra (Suíça).
Organização do 2.º Encontro da ILMO no 12.º World Urban Forum, Cairo (Egipto). Participação em 9 apresentações sobre os projetos de Mafra.
Acompanhamento e participação ativa no Projeto piloto ESG (Environmental, Social e Governance), com a Universidade Católica Portuguesa.
Monitorização da plataforma CESOP Local, Universidade Católica Portuguesa.
Motorização da plataforma ODSlocal, Instituto Ciências Sociais.
Prémio ODSlocal, boas práticas do Município.
Candidatura submetida, sem sucesso, ao prémio Shangai Awards.
Candidatura submetida, sem sucesso, “Candidatura Lusófona Triangular – Mafra (Portugal), Quelimane (Moçambique) e Barcarena (Brasil),” Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.
Candidatura submetida, com sucesso, no valor de 200.000€ em parceria com a Câmara Distrital de Cantagalo, São Tomé e Príncipe.
Visitas de várias comitivas nacionais e internacionais ao LabODS, onde se realizaram sessões de capacitação e estabeleceram parcerias relacionadas com os ODS prioritários definidos por Mafra.
Acompanhamento das sessões plenárias da seção de Desenvolvimento Sustentável, da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP).
Realização de duas sessões de capacitação técnica, relacionada com os ODS e compras sustentáveis, aos pontos focais do Município.
Organização do 1.º e 2.º Seminário Lusófono Municípios ODS, em Mafra.
Organização e capacitação de uma Comitiva da Food and Agriculture Organization of United Nations (FAO), com municípios da Bósnia Herzegovina e Geórgia.




































