Expansão e Renovação dos Abrigos de Passageiros Municipais

Município de Ponte de Lima

A instalação de novos abrigos de passageiros pretende melhorar a infraestrutura do transporte público, incentivando o uso do transporte coletivo.
Com iluminação eficiente e painéis fotovoltaicos, aumentam a segurança e a confiança dos utilizadores.
Assim, a escolha estratégica dos locais e a inclusão de soluções inovadoras garantem um sistema mais eficiente, inclusivo e ambientalmente responsável, beneficiando a comunidade de forma ampla e promovendo uma mobilidade mais sustentável.

Apresentação do Projeto/Ação

Ano em que o projeto/ação foi implementado e fase em que se encontra

A ação foi implementada no ano 2025. Os abrigos de passageiros já foram adquiridos e estão neste momento a ser instalados progressivamente pelo serviços municipais competentes.

Objetivos do projeto/ação

Pretende-se melhorar a infraestrutura dos transportes públicos com a aquisição e instalação de abrigos, visando mais conforto e segurança. O objetivo é modernizar a rede, substituindo abrigos obsoletos e instalando novos em locais estratégicos, fomentando um serviço de qualidade e a mobilidade coletiva. Estes terão espaços funcionais, proteção contra intempéries, materiais duradouros e iluminação eficiente, contribuindo para a economia de recursos e um ambiente sustentável.
Pretende-se com esta ação a instalação de 53 abrigos de passageiros em locais estratégicos do concelho, aumentando assim a população abrangida.

Público-alvo e número de pessoas abrangidas

O público-alvo da ação é a população em geral, tanto os utilizadores do transporte público como os demais que ainda não utilizam. Com esta ação pretende-se alcançar o incentivo à utilização do transporte coletivo.
Pretende-se abranger 75% a 100% da população e do território.

Nome dos parceiros

Avaliação do Projeto/Ação

Instrumentos utilizados para avaliar o projeto/ação

A implementação do projeto baseou-se em diagnósticos locais e estudos técnicos, que permitiram identificar necessidades e definir prioridades, pretendendo-se alcançar a modernização do transporte público, maior conforto, segurança e acessibilidade para os utilizadores, incentivo ao uso do transporte coletivo e contributo para uma mobilidade urbana mais sustentável e inclusiva.

Indicadores utilizados para avaliar o projeto/ação

A fase de avaliação do projeto será realizada aquando da implementação total da ação.

Resultados obtidos pelo projeto/ação

Nesta fase, ainda não dispomos de dados quanto aos resultados, uma vez que a ação se encontra em fase de implementação.

Mais informações sobre o projeto/ação

Links onde podem ser consultadas mais informações sobre o projeto/ação
Evidências da implementação do projeto/ação
Indicador(es) do ECOXXI em que o projeto/ação se enquadra
Indicador 10 - Saúde e Bem-EstarIndicador 11 - Ordenamento do Território: Espaços Públicos, Planeamento e Requalificação UrbanaIndicador 19 - Mobilidade Sustentável
ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em que o projeto/ação se enquadra
Saúde de qualidade - Objetivo 3