Município de Mealhada
CompostaME é um projeto inovador da Mealhada que promove a compostagem doméstica e comunitária. Foram distribuídos mais de 300 compostores e instaladas 18 ilhas. Com apoio técnico semanal, já se desviaram 22 t de biorresíduos do aterro e produziram 10 t de composto, usado localmente. Em dezembro de 2024, coorganizámos o 1.º Encontro Nacional da Compostagem, com 100 participantes e 35 autarquias.
Apresentação do Projeto/Ação
Ano em que o projeto/ação foi implementado e fase em que se encontra
2023 – Em execução
Objetivos do projeto/ação
– Atuar ao nível da prevenção, reciclagem e valorização de biorresíduos, contribuindo para a redução de quantidades de resíduos depositadas em aterro por via indireta, cumprindo com os objetivos e metas europeias de desvio ou de reciclagem.
– Aumentar a capacidade do Município para assegurar a separação na origem de biorresíduos, através da instalação de compostores comunitários e distribuição de compostores domésticos, fomentando a transformação de forma eficiente e sustentável de biorresíduos num fertilizante 100% natural.
– Reduzir a quantidade de resíduos urbanos biodegradáveis que são incinerados, contribuindo assim para um melhor ambiente e para a redução de custos associados à recolha urbana de resíduos.
– Contribuir para a formação de uma cidadania ambientalmente mais consciente e informada sobre a economia circular contribuindo para a redução da produção de resíduos na origem, através da prevenção, redução, reciclagem e reutilização, nomeadamente a fração dos biorresíduos;
– Avaliar e referenciar o potencial de desvio da fração orgânica do circuito de recolha indiferenciada.
Público-alvo e número de pessoas abrangidas
População geral envolvida – 19.462
Nome dos parceiros
Avaliação do Projeto/Ação
Instrumentos utilizados para avaliar o projeto/ação
Observação direta, fotografias, monitorização daa ilhas, qualidade do composto e quantidade de resíduos desviados de aterro.
Indicadores utilizados para avaliar o projeto/ação
Capacidade instalada para separação de biorresíduos (m3 de capacidade) Cálculo: Litros totais x Capacidade útil (80%) / 1000 (m3)
– Quantidade de biorresíduos desviados de aterro (tonelada)
– N.º de compostores domésticos distribuídos
– N.º de ações de sensibilização porta-a-porta realizadas
– N.º de ações de capacitação a desenvolver no âmbito do projeto
– População geral envolvida
– N.º de pessoas envolvidas na monitorização da campanha de compostagem
– Hortas comunitárias ativas
– Hortas escolares
Resultados obtidos pelo projeto/ação
Continuamos a apoiar o Projeto “CompostaMe – Valorização de Biorresíduos” com a realização de visitas de monitorização semanais nas ilhas de compostagem comunitária e retirada de composto. A constante monitorização ao longo de todos os meses, pretende a verificação da temperatura, humidade, a reposição de matéria seca, o controlo dos resíduos em processo de deposição e a limpeza dos compostores e do espaço envolvente.
– Devido ao aumento do número de ilhas, de 12 para 18, e à maior distância entre elas, desde outubro, passámos a contar com um colaborador dedicado à manutenção mais regular.
– Criámos um local para deposição do composto na Quinta do Murtal, que tem sido utilizado nas escolas e espaços verdes municipais.
– Retirámos mais de 10 ton de composto, desviando do aterro mais de 22 toneladas de biorresíduos.
– Envolvemos os jovens da Brigada AltAmbiente no processo de monitorização das ilhas de compostagem durante os meses de verão.
– Sempre que solicitados, damos assistência aos compostores domésticos das escolas e IPSS.
– Colaborámos na colocação dos 6 novos compostores comunitários localizados na Ferraria, Cavaleiros, Vimieira, Várzeas, Mercados da Mealhada e Pampilhosa.
– Realizámos 5 Workshops de esclarecimento aos funcionários das juntas de freguesia.
– Realizámos sessões de sensibilização sobre a compostagem nas lojas dos Mercados da Pampilhosa e Mealhada e entregámos baldes para recolha de biorresíduos.
– Colaborámos com a Ecogestus e Revolução das Minhocas na organização do 1º Encontro Nacional da Compostagem que decorreu no CIA, a 11 de dezembro. O Encontro reunindo cerca de 100 participantes, incluindo 11 oradores e representantes de 35 autarquias.
– N.º de compostores domésticos distribuídos – 350
– N.º de ações de sensibilização porta-a-porta realizadas – 1.000
– N.º de ações de capacitação a desenvolver no âmbito do projeto – 18
– População geral envolvida – 19.462
– Hortas comunitárias ativas – 2
– Hortas escolares – 15
– N.º de pessoas envolvidas na monitorização da campanha de compostagem – 350







