BioRia

Município de Estarreja

O Património Natural de Estarreja, fruto da privilegiada localização geográfica, nem sempre foi reconhecido pela sua riqueza e biodiversidade. Conhecer para aprender a valorizar e conservar foi a política que norteou este Projeto que, através da requalificação de zonas ambientalmente degradadas, permitiu a criação de uma Rede de Percursos Pedestres e Cicláveis em contacto direto com a Natureza. Este projeto tem a sua vertente de conservação da natureza e divulgação científica.

Apresentação do Projeto/Ação

Ano em que o projeto/ação foi implementado e fase em que se encontra

Implementado em 2005, já executado, encontra-se em funcionamento, sendo que a atualização é constante.

Objetivos do projeto/ação

– Estruturar uma visitação à Ria de Aveiro de forma sustentável e de baixo impacto ambiental
– Promover o património natural de Estarreja – criação de percursos pedestres (atualmente 8 PR e 1 GR)
– Criação de material de divulgação (painéis para todos os percursos colocados; folheto informativo realizado e atualizado; guias de campo: 3- flora, mamíferos, herpetofauna)
– Estimular a economia local – atração de turistas nacionais e estrangeiros para visitação do concelho (anualmente cerca de 1.000 turistas estrangeiros são registados no Centro de Interpretação Ambiental, sendo os visitantes nacionais de 1.000 a 5.000 por mês)
– Promover o turismo de natureza em geral e o birdwatching em particular – realização da feira bienal ObservaRia
– Promover a inclusividade na visitação – aquisição de um veículo elétrico para visitação do espaço por pessoas com mobilidade reduzida (renovação do equipamento 2025)
– Promover a agricultura sustentável – um dos percursos é o Bocage, destacando-se este agro-ecossistema único em Portugal e dos poucos locais em que ocorre no mundo; recriação anualmente do ciclo do Arroz (resultado não esperado: Centro Interpretativo para o ciclo do Arroz – Fábrica da História)
– Divulgação científica: Disponibilização de visitas interpretativas adaptadas para todo tipo de público / grupos; realização de atividades pontuais de Educação para a Sustentabilidade; Exposições temporárias

Público-alvo e número de pessoas abrangidas

Público Geral
Público em idade escolar (JI ao Secundário)
Estudantes universitários
Birdwatchers
Turista de natureza
Cientistas e interessados em ecologia / biologia / astronomia / geologia
Número de pessoas abrangidas (média anual visitantes nacionais): 32.624

Nome dos parceiros

As parcerias estabelecidas entre a Câmara Municipal de Estarreja para dar espaço ao funcionamento do BioRia são muitas, variando ao longo do tempo e segundo as iniciativas desenvolvidas:
Universidade de Aveiro, Unidade Vida Selvagem, Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, Universidade de Coimbra, Escola Superior Agrária, Turismo do Centro de Portugal, Escolas Básicas e Secundárias do Concelho, Escola Profissional de Estarreja, CP, ICNF, APA, Universidade de Lisboa, SPEA, CERVAS, BioLiving, AgoraAveiro, Associação Estação Viva, particulares / proprietários, GNR, entre muitos outros.

Avaliação do Projeto/Ação

Instrumentos utilizados para avaliar o projeto/ação

– Inquéritos de satisfação ao visitante
– Fotografias
– Inquérito direto
– Observação direta
– Material bibliográfico elaborado
– Levantamentos de biodiversidade existente
– Registo de visitantes (número)
– Visitas agendadas
– Reações nas publicações das redes sociais
– Realização de eventos (BioRace, ObservaRia, Biologia e Astronomia no Verão, Criaturas da noite, etc) – adesão

Indicadores utilizados para avaliar o projeto/ação

– Número de artigos científicos publicados
– Número de guias de campo elaborados
– Número de visitantes anual (nacional / estrangeiro)
– Número de visitas interpretativas efetuadas
– Número de publicações anuais realizadas
– Realização dos eventos programados
– % de vagas disponíveis ocupadas nos eventos realizados
– % de inquéritos efetuados / n.º de visitas interpretativas realizadas
– % satisfação para cada um dos parâmetros avaliados pelo inquérito aplicado

Resultados obtidos pelo projeto/ação

O projeto de conservação ambiental e divulgação científica BioRia tem tido um impacto positivo notável no território e nas pessoas, tornando-se facilitador para a divulgação entre os habitantes e visitantes de valores fundamentais para a conservação da natureza.
O projeto foi, em 2005, ano da sua implementação, inovador na região. Foi graças ao BioRia que Salreu ficou no “mapa” do Birdwatching internacional, com um aumento do turismo no concelho, trazendo a terras de Estarreja um turismo mais especializado e com maior capacidade económica.
As ações e atividades de educação ambiental também viram mediada pelo BioRia, melhorias na quantidade e qualidade, assim como diversidade, de atividades de EA/ES.
Foram implementados 8 percursos que, além de deixar de manifesto o património natural com elevado interesse para a conservação da natureza, torna mais atrativo o território para visitantes / turistas. Anualmente são muitos os visitantes nacionais e estrangeiros que se deslocam até ao Baixo Vouga Lagunar no espaço BioRia. A par, há uma dinamização da economia local, não só direta como indireta devido a esta promoção turística do território (alojamento, restauração, agentes e produtos diversificados turísticos, encomenda de merchandising / bibliografia privilegiando empresas locais para a produção, etc.).
Cada dois anos é realizado um evento âncora local no contexto de conservação da natureza: ObservaRia que agrega especialistas e interessados, nacionais e estrangeiros, contemplando na sua estrutura um dia inteiro para explorar os desafios da conservação da natureza, mediante a realização de ateliers temáticos, destinado ao público juvenil e escolar. Todas as edições são centenas as pessoas que têm oportunidade de participar nas diversas ações e atividades organizadas neste marco. Em 2025 teve lugar a 7.ª edição deste evento de referência e de excelência.
Relativamente à satisfação dos participantes relativamente às atividades efetuadas, os valores alcançados em todas as rubricas são de excelência:
– Apreciação global 96%
– Capacidade técnica 98%
– Comunicação 96,33%
– Adequação 95,67%
– Duração 94%
Foram contabilizados anualmente os visitantes (visitas guiadas e empréstimos de bicicletas): a média de visitantes nacionais é de cerca de 32.500 visitantes/ano e cerca de 1.000 visitantes/ano estrangeiros. Tendo estabilizado nesses valores no pós-covid.

Mais informações sobre o projeto/ação

Indicador(es) do ECOXXI em que o projeto/ação se enquadra
Indicador 1 - Promoção da Educação Ambiental/EDS por Iniciativa do MunicípioIndicador 2 - Programas Escolares da FEEIndicador 7 - Cooperação com a Sociedade Civil em Matéria de Ambiente e de Promoção do Desenvolvimento SustentávelIndicador 9 - Alterações ClimáticasIndicador 10 - Saúde e Bem-EstarIndicador 11 - Ordenamento do Território: Espaços Públicos, Planeamento e Requalificação UrbanaIndicador 12 - Conservação da Natureza (Biodiversidade e Geodiversidade)Indicador 13 - Gestão e Conservação da FlorestaIndicador 16 - Água Segura e Qualidade dos Serviços de Águas Prestados aos UtilizadoresIndicador 21 - Turismo Sustentável
ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em que o projeto/ação se enquadra
Saúde de qualidade - Objetivo 3Educação de qualidade - Objetivo 4Água potável e saneamento - Objetivo 6Trabalho Digno e Crescimento Económico - Objetivo 8Indústria, inovação e infraestruturas - Objetivo 9Ação Climática - Objetivo 13Proteger a Vida Marinha - Objetivo 14Proteger a Vida Terrestre - Objetivo 15