Desde a sua fundação (1990) que a secção portuguesa da FEE Internacional – Associação da Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), tem vindo a desenvolver, em Portugal, Campanhas, Projetos e Programas vocacionados para a mudança de comportamentos, através da sensibilização e educação ambiental, dirigidos a diversos públicos-alvo.
Assim, tornou-se natural o surgimento de um Programa que procura integrar a experiência da Associaçãoa, seguindo a metodologia geral de outros Programas operados pela ABAAE, de onde se destaca a importância e capacidade de envolvimento dos parceiros e o princípio do reconhecimento de “boas práticas”.
Considera-se que, para caminhar no sentido de um desenvolvimento mais sustentável é indispensável trabalhar de uma forma consistente na mudança de atitudes e comportamentos. Neste contexto, os municípios deverão equacionar uma crescente preocupação com a sensibilização e educação das suas populações.
Com a implementação do ECOXXI, a ABAAE pretendeu, por um lado, reconhecer o esforço desenvolvido na implementação de medidas no sentido da sustentabilidade, com especial ênfase na educação e qualidade ambiental, e, simultaneamente, contribuir para a aferição de indicadores de desenvolvimento sustentável ao nível do município.
Sublinhe-se que o objetivo fundamental não é o estabelecimento de um conjunto fechado e definitivo de parâmetros, indicadores e índices de sustentabilidade, mas antes a constituição de uma plataforma estruturada para o debate deste tipo de ferramenta metodológica.
A primeira versão, assimilou entretanto um conjunto diversificado de contributos, quer dos técnicos dos municípios envolvidos nos diversos fóruns de debate, quer dos elementos que compõe a Comissão Nacional.
Ao integrar aperfeiçoamentos provenientes de diferentes setores, a versão de 2006-07 do ECOXXI, então com 23 indicadores, constituiu uma evolução do lançamento do projeto no “ano zero” 2005.
Em 2012 o número de indicadores é agrupado para o número de 21.
O ECOXXI pretende ser um Programa dinâmico que, num processo de auto-avaliação anual participada se atualiza e ajusta as formas de aferir a sustentabilidade local. Por essa razão, a revisão dos indicadores é realizada anualmente pela Comissão Nacional. que integra os elementos dos júris por indicador.
Para o sucesso da implementação do ECOXXI, criado e coordenado pela ABAAE desde 2015, têm contribuído principalmente:
– o empenho e participação das pessoas e instituições que compõem a comissão Nacional;
– o reconhecimento pelos municípios da mais valia da “ferramenta ECOXXI para a gestão de medidas de sustentabilidade, e o envolvimento dos técnicos que nos municípios recolhem e compilam toda a informação necessária à avaliação inerente a este galardão.