Os European Mobility Week Awards, de entre as mais de 3.100 vilas e cidades de 53 países participantes, elegeram a Amadora como uma das 3 finalistas para o prémio destinado ao melhor dos municípios de grande dimensão (mais de 100.000 habitantes) e Valongo como uma das 3 melhores nos municípios de menor dimensão. Os Municípios de Amadora e Valongo são reconhecidos há vários anos consecutivos com a Bandeira Verde ECOXXI.
No caso da Amadora, as principais razões destacadas pelo júri são “a integração de todas as faixas etárias em eventos de mobilidade sustentável – como passeios de bicicleta, testes de veículos elétricos, o diálogo organizado com jovens repórteres ambientais e a utilização de parcerias promocionais estratégicas com o comércio local”, refere a autarquia.
No caso de Valongo, “a ampla variedade de medidas e atividades permanentes e a abordagem multimodal, inclusive a criação de áreas atraentes para pedestres e a melhoria ou implementação de rampas para cadeiras de rodas novas em todas as freguesias do concelho foram alguns dos aspetos tidos em consideração para a seleção de Valongo, na categoria dos municípios com menos de 100 mil habitantes, juntamente com Alimos (Grécia) e Miajadas (Espanha)”, refere a autarquia.
O prémio reconhece as ações desenvolvidas pelos municípios e como estes promoveram, com sucesso, a mobilidade urbana sustentável durante a Semana Europeia da Mobilidade, que se realizou de 16 a 22 de setembro, tendo como tema central “Mova-se de forma sustentável. Seja saudável”.
Estas nomeações são referentes à organização da Semana Europeia da Mobilidade de 2021 e os resultados finais serão conhecidos a 28 de Março.