São mais de 176 as organizações portuguesas que aderiram ao Pacto Climático Europeu (Green Deal). Estas organizações comprometeram-se a trabalhar no sentido de contribuir para a redução da emissão de CO2, para o aumento da eficiência energética e para o cumprimento das metas do Pacto.
Tanto a cidade de Lisboa como a cidade do Porto são parte desta nova parceria, comprometendo-se a reduzir as emissões de gases de estufa, estimar e identificar possíveis condicionantes à transição ecológica, restruturar o planeamento urbano de forma a incorporar fontes de energia eficientes e sustentáveis. Também vários municípios aderiram à iniciativa, como o Município de Braga, da Figueira da Foz, de Guimarães, de Mafra, entre outros.
O Green Deal visa tornar a economia da UE sustentável, transformando os desafios climáticos e ambientais em oportunidades, e tornando a transição justa e inclusiva para todos. Ao combinar a abordagem política do Green Deal e o apoio do Pacto Climático à ação individual, todos os níveis de governação e a população podem trabalhar em conjunto no sentido de limitar o impacto sobre o clima.
Leia a notícia completa aqui