As Candidaturas à Bandeira Verde ECOXXI 2021 estavam a decorrer até ao final do mês de maio, mas o prazo foi alargado até 9 de junho.
Este ano são 59 os municípios que demonstraram interesse em participar: Águeda, Alandroal, Albufeira, Alfândega da Fé, Amadora, Amarante, Anadia, Arganil, Avis, Beja, Braga, Caminha, Campo Maior, Cantanhede, Cascais, Estarreja, Fornos de Algodres, Funchal, Fundão, Góis, Horta, Lagos, Lajes do Pico, Leiria, Lourinhã, Lousã, Macedo de Cavaleiros, Mafra, Maia, Manteigas, Mealhada, Mira, Montemor-o-Velho, Nazaré, Oeiras, Oliveira do Hospital, Ourém, Pombal, Póvoa de Varzim, Poro Moniz, Santo Tirso, São Roque do Pico, Sesimbra, Setúbal, Sintra, Soure, Tábua, Tarouca, Tavira, Torres Novas, Torres Vedras, Trofa, Valongo, Vila de Rei, Vila do Bispo, Vila do Porto, Vila Franca de Xira, Vila Nova de Famalicão, Vila Nova de Poiares e Viseu.
A maioria dos municípios que em 2020 não obtiveram a Bandeira Verde ECOXXI 2020 não renovou a candidatura. Nesta edição destacamos a participação de 5 municípios novos face ao ano anterior: Porto Moniz, Montemor-o-Velho, Soure, Vila de Rei e Viseu.
O Programa ECOXXI procura reconhecer as melhores práticas implementadas pelo município e valorizar um conjunto de aspetos considerados fundamentais à construção do desenvolvimento sustentável, alicerçados nos pilares fundamentais da educação no sentido da sustentabilidade e na qualidade ambiental.
As Candidaturas, compostas este ano por 22 indicadores, serão em breve objeto de avaliação pelos júris que compõem a Comissão Nacional ECOXXI. A divulgação dos resultados das candidaturas decorrerá durante o mês de setembro.