A Câmara Municipal de Águeda, com o objetivo de promover uma maior consciência ambiental e proteger o planeta, tem vindo a lançar alguns projetos, entre eles o “Escolas com Pedal”, através do qual lançou um desafio aos estabelecimentos de ensino do concelho para que incentivassem os alunos a deslocarem-se para a escola de bicicleta.
As crianças que usassem a bicicleta como meio de transporte nas suas deslocações para a escola durante vários dias receberiam como prémio uma mochila alusiva ao projeto. O repto foi aceite por várias escolas, que testemunham o sucesso da iniciativa, com vários alunos a aderirem à ideia e a continuarem a optar por este meio suave de mobilidade nas suas deslocações diárias.
Aderiram a esta iniciativa mais de 70 alunos de quatro estabelecimentos de ensino: Escola Básica Prof. Artur Nunes Vidal (Fermentelos), Escola Básica de Aguada de Cima, Escola Secundária Marques de Castilho e Agrupamento de Escolas de Valongo do Vouga.
As mochilas (com kits de sensibilização ambiental, nomeadamente e entre outros, uma garrafa reutilizável, uma caneca em metal esmaltado, um colete refletor e uma bandana) foram entregues aos alunos, assinalando também o Dia da Terra.
Na Escola Secundária Marques de Castilho (sede de agrupamento), Edson Santos e Elsa Corga, vice-presidente e vereadora da Educação da Câmara de Águeda, fizeram a entrega simbólica destes kits, em reconhecimento pelos esforços em prol do ambiente, na presença do diretor do agrupamento, Francisco Vitorino, e do coordenador do Programa Eco-Escolas, Albano Fernandes.
“Defendemos uma aposta estratégica e sustentada nos meios suaves de mobilidade e o projeto Escolas com Pedal sensibiliza precisamente os alunos e comunidade escolar para a promoção e uma maior utilização da bicicleta”, disse Edson Santos, congratulando os alunos pelo esforço e empenho que têm demonstrado na escolha deste tipo de mobilidade para as suas deslocações.
Águeda é município ECOXXI desde 2008 e está neste momento a candidatar-se à sua 12.ª Bandeira Verde ECOXXI. Tem-se vindo a destacar em diversas áreas da sustentabilidade, não só na mobilidade, mas também na biodiversidade e geodiversidade, qualidade de água para consumo humano e eficiência energética, entre outras.
Leia a notícia completa aqui