Rede de sensores instalada no ano passado foi agora lançada pela autarquia. A monitorização da qualidade do ar passa a ser feita em todo o concelho.
Cascais tem em funcionamento, desde esta segunda-feira, 12 de Abril, uma rede de sensores de qualidade do ar e meteorologia. Os 11 sensores instalados em 2020, em conjunto com a estação de medição de qualidade do ar, em funcionamento desde 2002, permitem agora monitorizar a qualidade do ar em todo o concelho.
“Para nós é essencial conhecer para depois gerir, se não soubermos onde estão os focos de poluição, se não soubermos como está a qualidade do ar, não vamos poder atuar em conformidade e, portanto, esta rede de 11 estações de monitorização da qualidade do ar vai permitir termos conhecimento do que se passa um pouco por todo o concelho e atuar em conformidade”, salienta Joana Balsemão, vereadora da autarquia com o pelouro do Ambiente.
Os sensores, colocados em diversos locais do concelho, permitem ampliar o conhecimento sobre o impacte das fontes de emissão (trafego e atividades antrópicas), bem como a relação do clima com a dissipação de partículas ou outros gases atmosféricos. “Esta rede e os dados que dela vamos beneficiar foram trabalhados e calibrados, sempre com a validação e acompanhamento tanto da CCDR como da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa. É com apoio na ciência e nos factos que se devem fazer políticas. Estes dados vão estar disponíveis online para todos que quiserem visitá-los e conhecê-los,” concluiu a vereadora.
Notícia completa disponível aqui.
Saiba mais aqui.