Helena Lopes
Câmara Municipal da Maia
Corria o ano de 2006, quando o Município da Maia recebeu, pela primeira vez, o convite de se candidatar ao galardão ECOXXI, através de um exercício de avaliação do seu desempenho, concretizado na comunicação das ações conducentes ao desenvolvimento sustentável, plasmadas, na altura, em vinte e três indicadores, representativos de cada uma das área de atuação municipal.
A proposta efetuada, foi desde logo encarada como um desafio irrecusável ao Município, que tem vindo a colocar a sustentabilidade no centro da sua estratégia de desenvolvimento.
De facto, as prioridades autárquicas que definem a gestão da cidade, são norteadas pela conceção e implementação de estratégias que têm o desenvolvimento sustentável do Município como pedra de toque, para que o legado geracional seja menos oneroso e, se possível, mais vantajoso para os maiatos.
Não menos importante, é o conhecimento das potencialidades e limitações efetivas do território do Concelho, reunindo preocupações de cariz ambiental, social e económico, numa perspetiva integrada, que favorece a tomada de decisões e a ampliação da visibilidade das ações empreendidas em prol do desenvolvimento local sustentável.
Desde o primeiro ano que acedemos ao convite endereçado pela ABAE, temos vindo a participar, sucessivamente, no Programa ECOXXI, deixando transparecer um trabalho, desenvolvido em equipa e de uma forma comprometida, ao nível de toda a Câmara Municipal, Empresas Municipais e Serviços Municipalizados, revestindo assim uma relevância significativa ao nível do desempenho do Município, em cada área de atuação.
A mensagem não ficaria completa, sem deixar de dar uma especial enfase ao reconhecimento público das boas práticas de sustentabilidade ao nível do Concelho, que este Programa proporciona, pela sua transversalidade, e ainda o repositório de informação sistematizada que constitui, e que se tem revelado muito útil e utilizado, em grande escala, para outros projetos da Autarquia.
O Programa ECOXXI é e continuará a ser um processo em evolução, que pertence, tanto aos Municípios, como aos CIDADÂOS, numa procura contínua por um futuro sustentado e desejável!