Município de Albergaria-a-Velha
Com o objetivo de responder ativamente à necessidade de valorização dos resíduos orgânicos, “Albergaria A-Verde a Compostar” aposta não só na Compostagem Comunitária, especialmente destinada aos cidadãos que residem habitações sem espaço verde com solo de terra, como também na Compostagem Doméstica, destinada a todos os cidadãos que disponham daquele espaço verde (seja um logradouro, quintal, horta ou terreno de cultivo) e desejem praticar a compostagem no seu terreno.
Apresentação do Projeto/Ação
Ano em que o projeto/ação foi implementado e fase em que se encontra
2023 e encontra-se em implementação
Objetivos do projeto/ação
Conscientes da necessidade de uma gestão de resíduos eficaz e sustentável, da importância do envolvimento de todos os munícipes nas questões ambientais e na sua contribuição para o alcance de uma economia cada vez mais circular, a Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha desenvolveu o Projeto “Albergaria A-Verde a Compostar”, que aposta na valorização dos resíduos orgânicos em duas vertentes: comunitária e doméstica.
O Projeto visa a disponibilização de soluções gratuitas para a prática da recolha seletiva de biorresíduos, designadamente a instalação de ilhas de compostagem comunitária para a prática de compostagem comunitária e a distribuição de compostores domésticos para a prática da compostagem doméstica e tem como principal finalidade incentivar a prática da compostagem, um processo que permite valorizar os resíduos orgânicos biodegradáveis e evitar a sua deposição em aterro. Esses resíduos dão origem a um fertilizante natural produzido gratuitamente que é usado nas hortas comunitárias e nos jardins municipais.
Público-alvo e número de pessoas abrangidas
Público-alvo: Residentes no concelho de Albergaria-a-Velha
Número de pessoas abrangidas: 25.252 pessoas
Nome dos parceiros
Fundo Ambiental
Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA)
Avaliação do Projeto/Ação
Instrumentos utilizados para avaliar o projeto/ação
Registo fotográfico, notícias, publicações e relatório de dados.
Indicadores utilizados para avaliar o projeto/ação
– Número de compostores domésticos entregues até 2030
– Ton de Biorresíduos da compostagem doméstica desviada de aterro até 2030
– Número de compostores comunitários instalados até 2030
– Número de famílias abrangidas pelos compostores comunitários até 2030
– Ton de Biorresíduos da compostagem comunitária desviada de aterro até 2030
Resultados obtidos pelo projeto/ação
O projeto “Albergaria A-Verde a Compostar” tem um impacto positivo e abrangente ao nível do território, da economia e da sociedade. Ao nível do território, contribui para a redução de resíduos enviados para aterro, melhora a qualidade ambiental e valoriza os solos através da produção de composto orgânico. Economicamente, permite reduzir custos de gestão de resíduos, promove a economia circular e incentiva práticas agrícolas mais sustentáveis. A nível social, envolve a comunidade na separação e valorização dos resíduos, fomenta a educação ambiental e reforça a responsabilidade coletiva na proteção do ambiente, resultando num concelho mais limpo, sustentável e participativo.
Resultados obtidos pelo projeto:
– Em 2023
– Instalação de 1 compostor comunitário para 25 famílias na Vila das Laranjeiras (embora inicialmente tenha sido para 25 famílias, atualmente abrange 30)
– Entrega de 350 compostores domésticos a famílias
– Em 2024:
– Instalação de 3 compostores comunitários para 90 famílias no Mercado Municipal, na Santa Cruz e na Praça Alvares Cabral
– Entrega de 56 compostores domésticos a famílias
– Foi desviado de aterro 116,37ton da compostagem doméstica e 20,97ton da compostagem comunitária
– Em 2025 até ao momento:
– Instalação de 3 compostores comunitários para 75 famílias na Rua do Mundo Novo (Branca), na Rua Eugénio Ribeiro e na Rua Dr.º Fortunato Pinho
– Entrega de 115 compostores domésticos a famílias








