eMOBA – Sistema de Partilha de Bicicletas

Município de Albergaria-a-Velha

O eMOBA pretende contribuir para a implementação da mobilidade ciclável e suave através da oferta de um serviço de bicicletas elétricas públicas, que visa a promoção de padrões de mobilidade mais facilitadores, eficientes e sustentáveis, fomentando, assim, a utilização deste meio de transporte em pequenas deslocações e contribuir para a saúde, o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida dos munícipes.

Apresentação do Projeto/Ação

Ano em que o projeto/ação foi implementado e fase em que se encontra

2024 e encontra-se em implementação

Objetivos do projeto/ação

O eMOBA foi criado em complemento ao sistema de bicicletas convencionais partilhadas de Albergaria-a-Velha – MOBA – sendo, neste caso, disponibilizadas 20 bicicletas elétrica de uso partilhado em quatro docas. Conjuntamente com a implementação do sistema eMOBA foi instalada sinalização horizontal e vertical em vários arruamentos da cidade de Albergaria-a-Velha, com o objetivo de criar um Percurso de Mobilidade Quotidiana, dentro do perímetro urbano, até 3 km do centro. A sinalização horizontal e vertical permite marcar vias de circulação que promovam a partilha entre veículos, proteger e garantir a segurança de quem neles circula; facilitar o trajeto dos utilizadores de bicicleta, na medida em que os percursos mais suaves estão sinalizados; sensibilizar os utilizadores de veículos motorizados para a ultrapassagem correta dos ciclistas, que deve acontecer com uma distância lateral de segurança de pelo menos 1,5 metros, distância a que a linha verde se encontra para ambos os lados. A sinalização também permite reduzir e condicionar a velocidade nas vias partilhadas entre veículos motorizados e não motorizados, com limite de 30 km/H.
O projeto tem como objetivos promover o aumento da atividade física por meio do uso da bicicleta, contribuindo para uma melhor qualidade de vida, bem-estar e saúde; reduzir o tráfego e a poluição na cidade; e melhorar a mobilidade urbana, disponibilizando a bicicleta como meio de transporte sustentável.

Público-alvo e número de pessoas abrangidas

O publico alvo: Cidadãos maiores de idade e menores de idade, desde que devidamente autorizados pelo seu representante legal.
Número de pessoas abrangidas: O eMOBA pretende envolver toda a comunidade do concelho de Albergaria-a-Velha, bem como todas as pessoas que visitem o nosso concelho.

Nome dos parceiros

Avaliação do Projeto/Ação

Instrumentos utilizados para avaliar o projeto/ação

Observação direta, monitorização em tempo real e análise estatística dos dados obtidos na plataforma.

Indicadores utilizados para avaliar o projeto/ação

– Total de utilizadores
– Redução de emissões de CO2
– Kms percorridos
– Número de viagens realizadas
– Percursos mais realizados

Resultados obtidos pelo projeto/ação

Tendo em conta o aumento mensal do número de utilizadores, verifica-se uma forte adesão ao projeto, que tem contribuído para a redução do tráfego automóvel. Considerando que a redução de emissões de CO2 equivale à plantação de 85 árvores, este meio de transporte tem contribuído significativamente para a diminuição da poluição e para a melhoria do ambiente e da saúde pública.

Mais informações sobre o projeto/ação

Evidências da implementação do projeto/ação
Indicador(es) do ECOXXI em que o projeto/ação se enquadra
Indicador 9 - Alterações ClimáticasIndicador 19 - Mobilidade Sustentável
ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em que o projeto/ação se enquadra
Cidades e comunidades sustentáveis - Objetivo 11Ação Climática - Objetivo 13Parcerias para a Implementação dos Objetivos - Objetivo 17