Município de Cantanhede

O Projeto contempla a disponibilização de contentores em todo o território municipal, para deposição de biorresíduos. Para os utilizadores domésticos, os equipamentos são de proximidade e de acesso controlado. Para os não domésticos (Canal HORECA, IPSS, escolas e empresas) os contentores não possuem acesso controlado. O projeto contempla também software (plataforma) que permite o report de todas as incidências associadas a cada equipamento e utilizador. A recolha é feita de 2 em 2 dias.
Apresentação do Projeto/Ação
Ano em que o projeto/ação foi implementado e fase em que se encontra
O projeto teve início em 2023 com a colocação dos equipamentos no terreno. o Início da recolha seletiva de biorresíduos iniciou-se em julho de 2023. Em 2024 procedeu-se a alguns ajustes sendo que foi o ano cruzeiro. atualmente está a funcionar em pleno.
Objetivos do projeto/ação
Os objetivos do projeto é no sentido de desviar resíduos de aterro, resíduos esses com potencial de valorização. visa também contribuir eficazmente para que se atinjam os objetivos intercalares e meta de Recolha Seletiva de Biorresíduos e Tratamento na Origem, definidos pela Agência Portuguesa do Ambiente.
Público-alvo e número de pessoas abrangidas
Tanto o público-alvo, como o número de pessoas abrangidas, é toda a população do município de Cantanhede.
Nome dos parceiros
Como entidade parceira, podemos referir a ERSUC, que á a entidade em alta para onde encaminhamos os biorresíduos recolhidos no município de Cantanhede.
Avaliação do Projeto/Ação
Instrumentos utilizados para avaliar o projeto/ação
Foram utilizados flyers, outdoors e divulgação nas redes sociais.
Indicadores utilizados para avaliar o projeto/ação
Em relação à avaliação do projeto, podemos referir como indicador a quantidade de biorresíduos recolhida no município de Cantanhede e entregues na ERSUC.
Resultados obtidos pelo projeto/ação
Podemos referir que em 2024 foram recolhidas aproximadamente 188 Toneladas de biorresíduos.