GeoBlitz leva alunos de Albufeira a explorar o Geoparque Algarvensis

A 1.ª edição do GeoBlitz Albufeira levou cerca de 1200 alunos das escolas do concelho a descobrir a biodiversidade, o património geológico e cultural de locais integrados no território do Geoparque Algarvensis, candidato a Geoparque Mundial da UNESCO.

O evento contou com 14 atividades educativas, incluindo oficinas pedagógicas e científicas, visitas temáticas e saídas de campo. O objetivo foi aproximar os jovens do património natural e cultural da região, promovendo o conhecimento e a valorização do território.

Os participantes, desde o 1.º ciclo ao ensino secundário, visitaram locais emblemáticos como o Castelo de Paderne, a Praia da Falésia, a Ribeira de Quarteira, o Planalto do Escarpão e o Arquivo Municipal, entre outros. Durante as visitas, os alunos puderam observar fósseis, estruturas geológicas, vestígios históricos e impactos de fenómenos naturais como o Terramoto de 1755.

O encerramento da iniciativa foi marcado por um passeio de barco ao longo da costa, entre Vilamoura e a Pedra do Valado, onde os alunos exploraram a geologia e biodiversidade da faixa litoral do Geoparque, com narração interpretativa promovida pela Associação Algarvensis.

O presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo, destacou a importância de “trazer os alunos para o exterior e promover um maior contacto com o património local”, enquanto a vereadora da Educação, Cláudia Guedelha, sublinhou que “atividades como o GeoBlitz enriquecem o percurso educativo dos nossos alunos”.