61 Municípios obtêm reconhecimento ECOXXI 2024

Em 2024 inscreveram-se 65 municípios dos quais 62 candidatos submeteram a sua candidatura. Destes, 3 candidataram-se pela primeira vez ou após terem interrompido a participação: Bragança, Caminha e Ponte de Lima.
Dos municípios candidatos em 2023, 7 não renovaram a candidatura: Castanheira de Pêra; Chamusca; Ílhavo; Mira; Montalegre; Tomar e Valpaços.

Na edição de 2024, foram atribuídas 61 Bandeiras Verdes ECOXXI.
Integram o grupo dos “TOP 20” os municípios de Pombal, Oeiras, Águeda, Braga, Torres Vedras, Lousã, Leiria, Sintra, Santo Tirso, Nazaré, Estarreja, Cascais, Póvoa de Varzim, Matosinhos, Cantanhede, Torres Novas, Lagos, Mafra, Maia e Albergaria-a-Velha.

Pombal e Oeiras destacam-se por ter ultrapassado o Índice ECOXXI de 90%.

Todos os municípios reconhecidos como ECOXXI receberam uma Bandeira Verde para hastear nos paços do concelho, uma bandeira de secretária, uma medalha, um certificado que atesta a obtenção deste reconhecimento e um certificado para o técnico responsável pela candidatura. Os municípios que superaram a meta dos 90%, receberam ainda uma garrafa ECOXXI.

Os resultados foram divulgados na Cerimónia ECOXXI 2024, que decorreu em Cascais no dia 28 de novembro. Veja aqui o vídeo produzido pela Câmara Municipal de Cascais a propósito da atribuição das Bandeiras Verdes ECOXXI 2024.

Conheça todos os Municípios ECOXXI 2024 aqui