Construído em 1964, o mercado municipal de Beja encerrou em 2020 para obras de requalificação profunda e abriu, renovado, este mês de setembro.
«O mercado anterior não tinha condições de responder aos desafios exigidos no século XXI. Estava esgotado, cansado, endividado, promovendo desigualdades de oportunidades entre operadores até dentro dos mesmos setores de negócio». «Hoje recomeçamos do zero», refere Paulo Arsénio, presidente da Câmara Municipal de Beja. Para colocar o mercado em funcionamento, o autarca recordou que foram criadas «estruturas temporárias gratuitas para os operadores para o exercício das respetivas atividades», assim como assinado «24 acordos de cessação de atividade ou de indemnização temporária para reinstalação em casas comerciais noutros pontos da cidade de Beja».
Para marcar a reabertura do mercado municipal, a autarquia organizou uma cerimónia formal integrada num programa de três dias com muitas atividades e animação para todos.
Localizado no centro da cidade de Beja, na extremidade do núcleo histórico, numa área contígua à Pousada de S. Francisco e ao Jardim Público Gago Coutinho e Sacadura Cabral, o mercado está agora aberto com novas lojas, pavilhão de frutas e legumes e pavilhão do peixe.
Saiba mais aqui