Matosinhos promove inovação colaborativa empreendedora com o “Programa Colmeia”

Em 2023, a Câmara Municipal de Matosinhos lançou um ambicioso conjunto de ações para promover o empreendedorismo, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento e crescimento das empresas e dos seus negócios no município e atrair investimentos, consolidando o concelho como um destino preferencial para investidores.

Como ação de apoio ao empreendedorismo, de especial destaque, implementado em 2023, apresentamos o Programa Colmeia. Este programa de inovação colaborativa empreendedora, desenvolvido pela Câmara Municipal de Matosinhos e pela Galp, foi lançado no QSP Summit de 2023, com o objetivo de impulsionar o empreendedorismo e a transição energética em Matosinhos, reunindo talento, start-ups e toda a comunidade, em torno de soluções sustentáveis.

Com mais de 50 projetos de start-ups nacionais e internacionais, submetidas em fase de  candidatura e depois de um rigoroso processo de avaliação, realizado por um júri composto por elementos da Galp, da Fundação Galp, da Câmara Municipal de Matosinhos e dos parceiros Yunus Social Innovation Center e iMatch – Innovation Collective, os candidatos foram reduzidos para 5 finalistas.

Os cinco projetos finais foram submetidos a um processo de seleção e avaliação pela comunidade, através de uma votação online que selecionou os três vencedores dos três prémios possíveis, sendo que 50.000€ se destinaram ao 1º lugar, 15.000€ ao 2º e 10.000 ao 3º.

O primeiro lugar foi ocupado pelo projeto da start-up EaVy Charging, idealizada para impulsionar a mobilidade elétrica ‘Made in Matosinhos’ através do carregamento automático de viaturas, que faz a carga sequencial de 10 lugares de estacionamento, usando apenas um carregador sendo adaptado à conveniência dos utilizadores de veículos elétricos.

O projeto da start-up WindCredible foi o segundo escolhido e a sua solução está focada no desenvolvimento e produção de turbinas eólicas de eixo vertical (VAWTS), uma tecnologia de energia renovável que gera eletricidade a partir do vento.

O terceiro lugar foi atribuído à Kumulus, com um projeto assente numa máquina que extrai humidade do ar para produzir até 30 litros de água potável por dia.

Os prémios atribuídos serão investidos na operacionalização de cada uma das soluções vencedoras, no município de Matosinhos.

Este programa garante assim não só o benefício das comunidades de Matosinhos, mas também o fortalecimento das startup candidatas e vencedoras através um acompanhamento permanente e de alto nível de conhecimento reforçando a sua posição no mercado.

Leia a notícia completa aqui