O Centro de Interpretação da Pateira de Frossos, no município de Albergaria-a-Velha, inaugura a 10 de maio, pelas 18h00, a exposição “Invasoras da Pateira de Frossos”. A entrada é livre.
A mostra resulta do trabalho de levantamento e mapeamento das espécies de plantas exóticas invasoras que habitam o ecossistema delicado da Pateira de Frossos, realizado por Tiago Laranjo, estudante de Biologia da Universidade de Coimbra. Pretende-se explorar as dezasseis espécies invasoras identificadas, em termos de distribuição e caracterização, assim como sensibilizar os visitantes para as ameaças que estas representam para o equilíbrio ecológico da Pateira e para a importância do controlo da sua propagação.
O projeto do qual resulta esta exposição decorreu no verão de 2023, no âmbito do programa Ocupação de Tempos Livres do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., sob a coordenação da Associação BioLiving, que é organizadora da mostra juntamente com o Centro de Interpretação da Pateira de Frossos.
Este evento tem lugar no âmbito da Semana sobre Espécies Invasoras 2024: Portugal & Espanha, promovida pela Rede Portuguesa de Estudo e Gestão de Espécies Invasoras – Rede InvECO, pela plataforma INVASORAS.PT (Espécies Invasoras em Portugal), pelos projetos LIFE COOP Cortaderia e LIFE INVASAQUA e pelo Grupo Especialista em Invasiones Biólogicas.
Albergaria-a-Velha é novamente candidatura à Bandeira Verde ECOXXI 2024.