Reconhecido como ECOXXI há vários anos consecutivos, o Município de Góis adota dois processos para estimular a participação dos/as cidadãos/ãs: o Orçamento Participativo Jovem (OPJ) e o Orçamento Participativo Geral (OPG). Assim, todos/as os/as cidadãos/ãs dos 16 aos 35 anos, que sejam naturais, residentes, trabalhadores/as ou estudantes do Concelho de Góis podem apresentar uma proposta de investimento no OP Jovem. Pretende-se que os jovens contribuam com as suas ideias e projetos por forma a beneficiarem a comunidade e promoverem a sua participação ativa na sociedade. Os cidadãos/ãs a partir dos 35 anos, que sejam naturais, residentes, trabalhadores/as ou estudantes do Concelho de Góis, podem concorrer com a sua proposta de investimento no OP Geral. É importante que os/as cidadãos/ãs participem com as suas ideias e projetos, de forma a criar um concelho mais dinâmico, mais resiliente e mais capacitado.
O Orçamento Participativo de Góis é, deste modo, um mecanismo de democracia participativa, que proporciona aos/às cidadãos/ãs o poder de decidirem como devem ser investidas verbas dos orçamentos públicos, permitindo aos/às cidadãos/ãs apresentarem as propostas e determinar, através de votação pública, os projetos vencedores.
As fases do Orçamento Participativo de Góis 2025 são as seguintes:
- a) Preparação do Processo: março;
- b) Apresentação de propostas: abril a maio;
- c) Análise técnica das propostas e discussão pública: junho a agosto;
- d) Votação das propostas: setembro;
- e) Apresentação pública dos resultados: outubro/novembro;
- f) Introdução das propostas vencedoras nos documentos previsionais: outubro/novembro;
- g) Avaliação: dezembro.
O Orçamento Participativo resulta de um processo democrático onde os/as cidadãos/ãs podem apresentar e decidir sobre projetos de investimento público. Pretende-se desta forma envolver diretamente os/as cidadãos/ãs nas decisões políticas, dando-lhes a oportunidade de propor e votar em projetos que considerem importantes para o concelho de Góis.
Saiba mais aqui