A Câmara Municipal de Lagos será o investidor social do projeto MyPolis nas Escolas de Lagos. A parceria, que visa trazer a participação cívica inspirada na Polis grega para o século XXI, quer promover a cidadania ativa dos jovens e o diálogo com quem toma decisões políticas.
Essa intenção foi declarada através da emissão da Carta de Compromisso que integra a candidatura “Uma POLIS para todas as idades – Algarve”, apresentada pela Associação Discurso Paralelo (promotora da iniciativa) ao Portugal Inovação Social – Parcerias para o Impacto do Portugal 2030, um programa que financia iniciativas de inovação e empreendedorismo social (IIES) em parceria com investidores sociais para que alcancem maior escala e impacto.
O projeto MyPolis nas Escolas é dinamizado há cinco anos letivos e está presente em 25 municípios tendo sido distinguido como prática de excelência na área da Inclusão Digital pela Comissão Europeia e recebido o Prémio de Democracia Digital da Representação Portuguesa na Comissão. Em Lagos, se a candidatura for aprovada, o MyPolis será dinamizado durante três anos letivos (2024 a 2027) nas escolas dos dois agrupamentos e envolverá a participação de um total de 26 turmas.
Alunos e alunas vão ser desafiados a tornar-se Agentes de Cidadania. Com recurso a jogos e outras ferramentas de aprendizagem não formal, serão incentivados a identificar os pontos fortes e as fragilidades da comunidade local, a elaborar propostas de soluções e a exercer a cidadania de forma direta, em assembleia, o que lhes permite partilhar o percurso efetuado, a transformação sentida e o impacto gerado.
O projeto, que envolve um investimento de 36 mil euros por parte do município, prevê, ainda, o desenvolvimento e implementação de uma estratégia para a dinamização do Conselho Municipal da Juventude de Lagos.
Merece recordar que nesta mesma linha de atuação, o município de Lagos desenvolve, por iniciativa da Assembleia Municipal, o projeto “Assembleia Municipal da Juventude”, o qual tem como objetivo promover a cidadania ativa e a participação democrática dos jovens nas estruturas representativas do Poder Local.
Mais informações aqui
Foto unsplash retirada de uma notícia publicada aqui