No âmbito da implementação do Sistema Municipal de Recolha de Biorresíduos, o Município de Soure elaborou e submeteu a candidatura “RecolhaBio”, que recebeu aprovação do Fundo Ambiental.
Com esta candidatura, a Autarquia adquiriu 10 novos ecopontos com capacidade para 2100 litros destinados à recolha de biorresíduos nas várias Freguesias, de forma a aumentar a proximidade destes equipamentos aos cidadãos. Foram ainda adquiridos 7000 rolos de sacos biodegradáveis, para fomentar o uso dos mesmos por parte das populações e à realização da correta separação dos resíduos produzidos.
Esta ação representa um investimento global de 52.152,00 euros, sendo cofinanciada pelo Fundo Ambiental em 82,38%, o que corresponde a 42.963,00 euros.
O principal objetivo deste projeto visa o aumento da capacidade por parte do Município para assegurar o desvio na origem e a recolha seletiva de resíduos urbanos, com particular ênfase nos biorresíduos, através da aquisição de equipamentos associados a esse serviço e através da sensibilização com material adquirido, de modo a incentivar os Munícipes a melhorar as suas práticas em matéria ambiental.