A Fundação Calouste Gulbenkian abriu uma linha de apoio a projetos que promovem a participação pública na ação climática. O concurso é dirigido a municípios e organizações não governamentais (ONG) a atuar em Portugal e que demonstrem ter experiência e capacidade para testar novas abordagens e fomentar a mobilização em larga escala em iniciativas de ação climática.
Este concurso, que pretende apoiar projetos com impacto direto em território português, quer promover o envolvimento dos cidadãos no desenho dos planos locais de ação climática, incentivar a inovação, a colaboração e a partilha de conhecimentos entre municípios e ONG ambientais, reforçar as capacidades da sociedade civil, responder a necessidades e lacunas incentivar a influência dos cidadãos na priorização da ação climática na agenda pública, entre outras iniciativas.
Os projetos selecionados receberão um apoio de até 30.000 euros.
As candidaturas estarão abertas até dia 5 de fevereiro de 2024. Uma sessão online para esclarecimentos sobre as candidaturas está marcada para dia 11 de janeiro de 2024, entre as 11h00 e as 12h30.
Serão oportunamente divulgadas mais informações sobre a sessão.
Saiba mais aqui