A ONDA vai passar, a partir do próximo dia 1 de julho, a circular com mais frequência em várias linhas urbanas de Lagos. As alterações, que visam ajustar o serviço público urbano de transportes às dinâmicas de crescimento da população, ao aumento da procura e às suas necessidades, vai ter impacto, sobretudo, nas carreiras que servem o Sargaçal (Linha 5 – A ONDA Laranja), Barão de São João e Bensafrim (Linha 6 – A ONDA Verde), Monte Judeu e Colégio (Linha 7 – A ONDA Castanha) e as povoações do Cotifo e Monte Ruivo (Linha 8 – A ONDA Lilás).
Criar mais horários aos sábados, domingos e feriados, alguns em permanência e outros durante o verão, e aumentar o número de circulações durante a semana são as principais medidas de reforço. Nesta oportunidade, foram ainda efetuados alguns ajustamentos aos horários de passagem nas carreiras que servem os estabelecimentos escolares de 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário.
Em sentido oposto, numa ótica de gestão sustentável dos recursos afetos a este serviço, serão suprimidos os horários de domingo da Linha 10 (A ONDA cinza) que circula na cidade, uma vez que, de acordo com a análise aos números de ocupação e a informação prestada pela empresa prestadora/operadora do serviço, os autocarros andam vazios ao fim-de-semana e especialmente ao domingo, não justificando a manutenção dos horários nesse dia em particular.
Esta alteração foi ratificada na última reunião de câmara, sessão onde foi igualmente aprovada a redução do tarifário aplicável aos bilhetes turísticos de 1, 3, 5, ou 7 dias, e respetiva renovação de imagem, medidas que visam tornar mais atrativas, para quem visita a cidade e o concelho, esta modalidade de utilização dos transportes públicos urbanos de Lagos. A aquisição dos bilhetes turísticos nos postos de venda em detrimento da aquisição de bilhetes a bordo facilita a operação nas carreiras e a mobilidade para os utilizadores do serviço, que passam, assim, a ter uma alternativa bastante competitiva ao uso do transporte particular e ambientalmente mais sustentável.
Estas inovações acompanham o esforço de atualização e modernização que tem estado a ser feito no âmbito da gestão do contrato de prestação de serviços com a empresa Translagos, o qual determinou a mudança de bilhética para um sistema mais atual e ecológico, com validação por tecnologia contact less, sem emissão de títulos de transporte e utilização de cartões com várias modalidades de carregamento.